O governador Eduardo Leite e o vice-governador Gabriel Souza assinaram, nesta segunda, 28 de abril, um contrato com a Caixa Econômica Federal para a elaboração dos termos de referência dos anteprojetos de três novas pontes internacionais entre o Rio Grande do Sul e a Argentina. Uma das estruturas ligará Porto Mauá a Alba Posse, substituindo a travessia por balsa, frequentemente afetada por cheias do Rio Uruguai.
A parceria com a Caixa fornecerá suporte técnico ao Daer, com investimento de R$ 553 mil, para a realização de estudos como topografia e batimetria. A expectativa é concluir os anteprojetos em até dois anos, permitindo que o governo estadual entregue os documentos à União e busque financiamento para a construção.
Além de Porto Mauá, também estão previstos projetos de pontes em Tiradentes do Sul–El Soberbio e Itaqui–Alvear. Atualmente, o RS conta com apenas duas pontes em operação conectando o estado à Argentina, e a iniciativa visa ampliar essa infraestrutura, fortalecer o comércio exterior e integrar o estado às rotas bioceânicas.
O projeto é parte de uma estratégia do governo estadual para acelerar a integração logística com o Mercosul e garantir maior competitividade ao Rio Grande do Sul.