Em atendimento à sua missão de “Promover o Desenvolvimento Rural Sustentável através da prestação de serviços de Assistência Técnica, Extensão Rural e Social, Classificação e Certificação, em benefício da sociedade do Rio Grande do Sul”, em 2021 a Emater/RS-Ascar deu continuidade à execução das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) nos 497 municípios gaúchos. Na última sexta-feira (17/12) a equipe municipal da Emater/RS-Ascar de Porto Mauá, formada pelos extensionistas Germano Büttow e Leni Froelich, realizou a entrega do Relatório de Atividades de Aters, desenvolvidas durante 2021, e do Plano Operativo Municipal 2022 para o prefeito Leocir Weiss e para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Daniel Palaver.
Na oportunidade foram apresentadas as 40 atividades desenvolvidas dando ênfase às prioritárias, entre elas, organização rural; solos; segurança e soberania alimentar; acesso a políticas públicas e direitos socioassistenciais e bovinocultura de leite.
Foram assistidos ao longo do ano, no município, 274 famílias de agricultores, totalizando 406 integrantes em 3.077 atendimentos. “Gostaríamos de enaltecer a excelente parceria existente com a Administração Municipal que além de valorizar o nosso trabalho e dar o apoio necessário para a realização de todas as atividades desenvolvidas, nos desafia na criação de projetos produtivos que incentivam o desenvolvimento socioeconômico das famílias rurais”, destaca o chefe do escritório municipal, Germano Büttow.
O trabalho é realizado de forma continuada, planejada, participativa e gratuita, buscando atender às prioridades e necessidades do público rural, em parceria com as Administrações Municipais, e seguindo o Plano Anual de Trabalho contratado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).