A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), promoveu uma capacitação com ênfase em estratégias de comercialização de produtos da agricultura familiar voltada à Associação de Produtores de Hortifrutigranjeiros de Tuparendi (Aprondi), no dia 06 de novembro.
Este é o segundo encontro de formação realizado neste ano, com o intuito de fortalecer os vínculos, a organização e a gestão da Associação, que possui um espaço próprio para comercialização, com atendimento diário ao público, assim como fornece alimentos para mercados institucionais como a merenda escolar.
Na oportunidade, a extensionista da Unidade Regional de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, tecnóloga em Alimentos Eliane Denise Schmidt, abordou aspectos a serem observados na rotulagem dos produtos, com vistas à segurança alimentar e ao atendimento das legislações vigentes. Em sua fala, apresentou exemplos práticos de preparo das rotulagens, a fim de facilitar a compreensão de o quê e como deve ser feito.
Já a extensionista do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, assistente técnica regional Vanessa Gnoatto, abordou as oportunidades que podem ser acessadas ao se criar diferenciais na feira, com valorização da cultura local e organização de atrativos turísticos. “É possível fazer da feira um espaço especial, com características únicas no município, que dentro de uma caminhada pode ser transformado em um patrimônio cultural e turístico, com peças dos artesãos e de produtos que apresentem a identidade alimentar local”, afirma.
Vanessa também apresentou algumas sugestões de qualificação dos produtos e espaço da feira, bem como motivou a organização de encontros frequentes dos feirantes.
A Aprondi existe há 15 anos e é formada atualmente por mais de 30 agricultores, envolvendo produtores de frutas e hortaliças, agroindústrias de origem animal e vegetal, bem como dois grupos de artesãos.