Um grupo de amigos que tem em comum o amor pelo Rio Grande completou recentemente 15 de fundação. Este grupo se reúne há 15 anos sempre cultuando a cultura e as tradições gaúchas. Cada ano é proposto um tema a determinados integrantes, que estudam sobre o mesmo e no dia apresentam aos demais. Este ano o tema foi sobre a biografia de Anita Garibaldi, onde todos puderam conhecer um pouco mais da vida e trajetória desta grande personalidade da história do Rio Grande, homenageada pelo MTG na Semana Farroupilha.
O grupo se reuniu no interior de Tuparendi, localidade da família Avrella, conhecida como “Refúgio “, em Campininha. O evento teve costelão no “Fogo de Chão” é claro, além de muitos causos, gaita e violão, harmonizando com a amizade e a natureza esplendorosa ao redor, com um pequeno riozinho no entorno , paisagem que serviu de moldura para o encontro. Normalmente os encontros são realizados em setembro, mas como não havia data para o encontro em setembro, este último ocorreu no sábado, dia 2 de outubro.
O movimento já participou de desfiles do município, atividades do CTG e está disponível quando solicitado. “O Grupo Fogo de Chão espera tornar este simples encontro entre amigos, também uma forma de contribuir no resgate e valorização da cultura e na lembrança de fatos importantes que marcaram nossa história, afinal como já diz nosso hino: ” mostremos valor, constância…” e também ” povo que não tem virtudes, acaba…” , definiu um dos integrantes do Grupo, o odontólogo e Patrão do CTG Fronteira da Amizade, Júlio Mattiazzi.