Pais e comunidade escolar de Porto Mauá também tem demonstrado muito medo de que acontecimentos como a recente tragédia que culminou com o assassinato de 4 crianças em Blumanau, possam acontecer em outros colégios. Os acontecimentos que se sucederam após a tragédia, potencializados por uma onda de boatos e notícias infundadas, aumentou o medo e a insegurança. O Prefeito de Porto Mauá, Nego Weiss, afirma que a Administração está fazendo o possível para garantir a segurança e a tranquilidade das famílias cujos filhos frequentam as escolas do município. Tão logo ocorreu a tragédia em Santa Catarina, o Prefeito tomou a providência de contatar a Brigada Militar e solicitar que fosse intensificada os serviços de segurança nas escolas do município.
Nesta sexta o Prefeito convocou uma reunião que contou com a participação de representantes da direção das escolas, Secretária de Educação, CRAS, Brigada Militar e outras lideranças, além do próprio Prefeito e do Vice, para debater ações preventivas para que tragédias como a de Blumenau não aconteçam em Porto Mauá e para que os pais possam mandar seus filhos para a escola e ficarem em casa sossegados. Durante a reunião o Sargento da Brigada Militar passou algumas orientações aos presentes, para que sejam adotadas nas escolas visando dar mais segurança aos alunos e equipe. “O município está tomando todas as medidas e precauções possíveis para garantimos e melhor seguranças para as nossas crianças e tranquilidade para as nossas famílias”, declarou o Prefeito Nego Weiss.
A Administração divulgou uma nota com algumas dicas aos pais
Com o objetivo de proporcionar mais segurança aos alunos, professores e funcionários, a Secretaria de Educação e Cultura, o Centro Municipal de Ensino Fundamental, Administração Municipal e a Brigada Militar estão solicitando a colaboração de todos para manter a segurança dos nossos alunos e funcionários. Pedimos compreensão na hora de buscar seu filho, que espere na porta até ser atendido. Faça uso do uniforme escolar sempre que possível. Todos os funcionários estão sendo orientados e os cuidados foram redobrados com as portas das escolas e nos seus arredores. A Brigada Militar está fazendo a ronda durante o dia com o objetivo de proporcionar mais segurança a todos.