Dentro do Programa de Educação Ambiental organizado pelo município de Tuparendi, onde foram desenvolvidas várias etapas de atividades com professores, servidores e equipes diretivas, na semana que passou foi a oportunidade de um trabalho “in loco” com alunos para colocar a “mão na massa”
O “Programa de Educação Ambiental Tuparendi Lixo Zero” promove a conscientização através da compostagem com minhocas. Coordenado pela Bióloga Carine Zambonato, a ação trouxe uma abordagem inovadora para conscientizar os alunos sobre a importância da compostagem. A atividade “Mão na Massa” envolveu a técnica de vermicompostagem, um processo altamente eficaz e sustentável que utiliza minhocas para transformar resíduos orgânicos em adubo rico em nutrientes.
A vermicompostagem é uma prática ambientalmente responsável que contribui significativamente para a redução dos resíduos sólidos e a melhoria da qualidade do solo. Durante a demonstração, os alunos puderam entender de forma prática como esse processo funciona, desde a preparação dos materiais até a manutenção das composteiras e ainda puderam implantar os sistemas de compostagens em suas escolas, cada uma adaptando-se ao melhor método de compostagem.
O objetivo da administração com estas ações é reduzir cada vez mais a quantidade de resíduos que são gerados, fazendo com que a população se aproprie cada vez mais das diversas práticas existentes para transformar o meio ambiente!