Foi aprovado na segunda sessão do mês de março, Pedido de Providências apresentado pela Vereadora Eliza Andrigheti Konzen (PT), solicitando que a Administração estude a possibilidade de contratar um educador físico para trabalhar com grupos das comunidades interioranas e também da cidade, no que tange à atividade física orientada.
A proposta surgiu após relatos de moradores de Campininha e de Lajeado Barracão, que já realizavam encontros semanais no salão da comunidade com a assistência de um profissional de educação física. “Fui procurada por pessoas da comunidade de Campininha e de Lajeado Barracão, que eram assistidas com este profissional e realizavam encontros semanais, no salão da comunidade”, afirmou a Vereadora. Ela destacou a importância de que, na cidade, um profissional acompanhe as atividades dos grupos, que atualmente se encontram realizando as ações de forma autônoma.
A iniciativa reforça o reconhecimento do papel fundamental da atividade física para a promoção da saúde e da qualidade de vida. Investir em programas que incentivem a prática regular de exercícios pode, a longo prazo, reduzir a demanda por investimentos na área de saúde curativa, ao prevenir problemas relacionados à inatividade. Dessa forma, a proposta não só contribui para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, mas também representa uma estratégia preventiva para a saúde pública.
