Na sessão ordinária da Câmara de Tuparendi da última segunda, 20, a Vereadora Maristela Bloch, da bancada do MDB, apresentou Indicação sugerindo a adesão do município a Programa Farmácia Solidaria, instituído pelo governo do Estado em outubro de 2019. O Programa visa receber da população, empresas e instituições, a doação de medicamentos que não são mais utilizados devido a termino ou até mesmo troca do tratamento.
Segundo Maristela, o Programa irá orientar a população sobre o uso racional de medicamentos e de maneira consciente reduzirá a automedicação. “Ocorre que, essas sobras de medicamentos, desde que estejam dentro do prazo de validade e em condições de uso, poderá ser aproveitada pela população do município, que não dispõe de meios para a sua aquisição. E que forme uma consciência de responsabilidade social, propicie um descarte adequado”, ressalta Maristela.
A Vereadora ressalta que esses medicamentos não usados ou com prazo de validade vencida muitas vezes acabam sendo descartados de forma inadequada no esgoto ou lixo doméstico.