Visando adequar o abatedouro municipal para que este se enquadre no S.I.M – Sistema de Inspeção Municipal, a Administração Municipal de Porto Mauá, irá promover uma série de reformas e adequações no local. O abatedouro já recebeu melhorias, porém uma recente fiscalização promovido por autoridades sanitárias, apontou a necessidade de algumas reformas e adequações para que o abatedouro possa operar através do S.I.M e assim integrar o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS), que tem por objetivo harmonizar e padronizar os procedimentos de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal em todos os municípios do Rio Grande do Sul, , e assim abater e fornecer carne para além dos limites do município de Porto Mauá.
O Serviço de Inspeção Municipal – S.I.M. é responsável por garantir a segurança alimentar e tem como principal objetivo assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios que são produzidos no município e que chegam até a mesa do consumidor. O mesmo controla a qualidade dos produtos de origem animal como carnes, ovos, leite, mel e seus derivados, atuando no campo e na industrialização, bem como vegetais e minimamente processados, sendo que a inspeção é realizada por técnicos do município.
Segundo informou o Prefeito Nego Weiss, a previsão é de um investimento em torno de R$ 200 mil com reformas e adequações, sendo que já foi deflagrado um processo licitatório visando a contratação de empresa para executar os serviços de reforma.