Num contexto de fomento à agroindustrialização, uma comitiva de Porto Mauá visitou nesta quinta-feira (23/03) a Agroindústria de Embutidos Sulina e o Frigorífico Bortoli, em Santa Rosa. Participaram da visita o prefeito, Leocir Weiss, a engenheira civil Daniela Schwerz, o agente tributário Jean Saggin da Rosa e a extensionista social da Emater/RS-Ascar de Porto Mauá, Leni dos Santos Froelich.
O extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, médico veterinário Guilherme Dahmer, e o técnico do Serviço de Inspeção Municipal da Prefeitura de Santa Rosa, médico veterinário Lucas Thomas, acompanharam a visita à agroindústria de embutidos Sulina, de Blasio Kunst, e ao abatedouro Bortoli, localizado na estrada municipal que dá acesso à Tuparendi.
Na oportunidade, o grupo buscou informações em relação à legislação vigente para a legalização de agroindústrias e de frigoríficos, adequações necessárias, fluxo de produção e logística, organização das atividades e detalhes de certificação.
A ideia é compartilhar as informações junto aos agricultores familiares interessados em agregar valor à sua produção, inserindo no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf RS), por meio do qual recebem assessoramento para a legalização tributária, sanitária e ambiental do seu empreendimento, bem como orientações para a produção e acesso a diferentes formas de comercialização. Em Porto Mauá existe atualmente uma agroindústria de farináceos legalizada e com selo Sabor Gaúcho, sendo ela, a Lodi Alimentos.
Fonte: Jornal Noroeste