O Sr. Dari Hilário da Cruz, 74 anos, natural de Santa Rosa, é caminhoneiro aposentado. Ele é casado com Dona Ortenila (74), com quem teve duas filhas, que lhes deram um casal de netos e um casal de bisnetos. Atualmente Seu Dari reside em São Marcos, interior de Tuparendi, e tem como seu passatempo preferido fabricar brinquedos de madeira, com objetivo de presentear os netos, expor na residência, além de vender algumas peças e agregar renda a família.
Ele explica que a sua vida não foi nada fácil, e compara ao do cantor in Teixeirinha. Seu Dari conta que com apenas oito anos de idade, o pai abandonou a esposa doente e os filhos. Com nove anos de idade, perdeu a mãe e passou a perambular de casa em casa, levando apenas uma sacolinha com algumas roupinhas. Mesmo com a pouca idade se empregando nestas residências, quando já adulto conseguiu trabalho na propriedade de Jaime Gambin, localizada em Novo Machado, onde trabalhou por 32 anos até se aposentar e onde recebia salário e valor fixo anual em sacas de soja, sendo que quando se aposentou recebeu o valor em dinheiro de 1.271 sacas de soja e com este dinheiro comprou um caminhão e virou caminhoneiro.
Depois de ter se aposentado também do ofício de caminhoneiro, passou a fabricar brinquedos de madeira, tais como: caminhões, tratores, colheitadeiras, veículos antigos (camionetas, Jeep, Ford 1929), além de objetos decorativos de Natal e Páscoa, abajures em vários formatos, entre outros, sendo que na frente de sua residência instalou um avião movido a energia elétrica, com hélice, giroflex e sinaleiras. Cabe destacar ainda, que não fez nenhum curso, apenas usando a imaginação e imagens.
Texto e fotos: Vilson Winkler