Os Vereadores da Câmara de Porto Mauá retomaram os serviços nas sessões ordinárias na noite da última segunda, após um breve período de recesso parlamentar, já sob o comando da Presidente Iliani Pisoni. Nesta primeira sessão realizada na segunda, 13, na Ordem do Dia não constava nenhum Projeto de Lei para apreciação ou votação. Durante a sessão foram definidas os componentes das Comissões Permanentes e também teve a apresentação de várias matérias por parte dos Vereadores. Veja a íntegra abaixo:
Iliani solicitou obras de calçamento em Volta Grande
O plenário da Câmara aprovou Indicação da Vereadora e presidente de Mesa Diretora, Iliani Pisoni, sugerindo que a Administração estude a possibilidade de promover obras de calçamento junto a localidade de Volta Grande. Iliani explicou que apresentou a matéria a pedido dos moradores da comunidade, visto que seria uma obra de grande importância, terminando com problemas de barro e poeira, melhorando a qualidade de vida dos moradores e valorizando os munícipes de interior do município.
Gervásio quer que ônibus que faz linha Porto Mauá/Santa Rosa entre em Campo Alegre
Através de Indicação apresentada na primeira sessão ordinária do mês de março, o Vereadora Gervásio da Silva solicitou que a Administração Municipal intervenha junto a empresa de transportes responsável pela linha Porto Mauá / Santa Rosa, para que a mesma possa realizar o roteiro de entrar na Vila de Campo Alegre 2 a 3 vezes por semana no horário das 13 horas. Segundo Gervásio esta é uma demanda dos moradores que utilizam o transporte coletivo e que residem na Vila de Campo Alegre. “A maioria são de pessoas de idade, que necessitam deste transporte e hoje estão tendo a dificuldade pois precisam se deslocar ate a beira do asfalto. Neste sentido ajudaria e muito tendo em vista que a maioria são pessoas de idade que estão solicitando esta intervenção e ajuda para que a empresa possa passar na Vila de Campo Alegre”, acrescentou o Vereador Gervásio.
Vereadora Marli sugere construção de redutores e quebra-molas em São José do Mauá
A Vereadora Maria Marli Gandim foi autora de Indicação, através da qual sugere que o Poder Executifo realize uma intervenção junto ao DAER (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) visando a construção de redutores de velocidade no trevo de acesso a Comunidade de São José do Mauá. Esta é uma aspiração antiga dos moradores daquela localidade, segundo informou Marli, uma vez que os atuais redutores de velocidade existente que ficam em parte da pista de rodagem não está inibindo o trafego em alta velocidade dos veículos. “Necessitamos redutores de velocidade que abrange toda a pista de rolagem dos veículos nos dois sentidos e placas de sinalização”, concluiu a Vereadora.
Na mesma sessão a Vereadora apresentou uma segunda Indicação com semelhante teor. Ela solicitou a construção de quebra-molas na rua de acesso na Vila de São Jose do Mauá no local de referência proximidades da Oficina do Faccin. Os moradores teriam relatado que veículos transitam em alta velocidade neste trajeto, assim tendo risco de acidentes sendo maior parte dos moradores são pessoas de idades e várias crianças que moram neste trajeto.
Vereadora aponta problemas com cabos de telefonia e internet
Fez parte da Ordem do Dia da recente sessão da Câmara de Vereadores de Porto Mauá, Indicação da Vereadora Maria Marli Gandim, solicitando que a Prefeitura e empresas responsáveis pela distribuição de energia elétrica no município, notifique as empresas de telefonia e internet que utilizam os postes de energia para fixar cabos seu cabos condutores, sobre problemas com sustentação dos mesmos. Segundo informou Marli, vários munícipes que possuem lavouras e áreas de plantio onde estão localizados estes postes, reclamam que existem vários pontos aonde os cabos de telefone e internet estão caídos ou muitos baixos, assim oferecendo risco para quem necessita realizar algum tipo de serviço com maquinas agrícolas.
Junior Taffarel quer Plano de Ação para aumento populacional
Foi aprovado pelo Plenário da Câmara, Indicação do Vereador Jacir Junior Taffarel, sugerindo que o Poder Público em parceria com o setor privado, promova um Plano de Ação para o aumento populacional no município de Porto Mauá. “Após os recentes dados revelados pelo IBGE, surgiu uma preocupação com a grande queda populacional no município, não só o balanço negativo entre mortos e nascidos, mas também de pessoas que foram embora de nosso município. Vendo isso entendesse que devemos tomar providencias para não nos apequenar mais ainda. Então nada melhor que os Órgãos públicos e privados de nosso município debater estratégias como podemos reverter essa situação”, concluiu o Vereador.
Gué sugere colocação de Gabião em pontes do Rio Santa Rosa e Arroio Jacaré
O Vereador Aldori Nonnemmacher, o “Gué”, apresentou Indicação ao Poder Executivo, solicitando que a Prefeitura promova a instalação de um “Gabião”, nas cabeceiras das pontes, principalmente nas pontes do rio jacaré e rio santa rosa. Segundo o Vereador, esta é uma solicitação dos munícipes, e verificando “in loco” que as cabeceiras de ponte estão com erosões assim com a colocação do gabião ajudaria para não ter mais erosão, pois a sua principal funcionalidade é realizar a contenção, estabilização de taludes e o controle de erosão, conforme foto em anexo.
Vereador propõem programa de controle da população de cães e gatos
O Vereador Junior Taffarel, apresentou Indicação ao Executivo Municipal, solicitando a criação de um programa de controle populacional de caninos e felinos em Porto Mauá. “Sabendo do grande número de animais e até mesmo de animais que pessoas tem em casa e não querem que procriem, sugiro que fosse desenvolvido um programa de castração e controle populacional de baixo custo ou até mesmo gratuito. Tendo em vista emendas cadastradas no governo federal que poderão ser liberadas para este fim”, pontuou o Vereador.