A Câmara de Porto Mauá realizou na última segunda, 26, a segunda sessão ordinária do mês de setembro. Na pauta várias matérias apresentadas pelos Vereadores e apreciação e votação de 2 Projetos de Lei. Veja as matérias dos vereadores:
Arielton volta a solicitar instalação de relógio informativo
O Vereador Arielton de Carvalho (PTB), apresentou Indicação ao Executivo solicitando a instalação de um relógio que existia no largo da prefeitura ou de um similar que informe data, hora, temperatura, mensagem ao munícipe ou turista. O Vereador já havia apresentado Indicação neste sentido no ano passado. “Estes relógios servem de referências para pessoas acompanharem data, hora, temperatura e mensagem informativas do nosso município, sendo importantes para os turistas que nos visitam”, argumentou o Vereador. Arielton ainda ressaltou que apresentou a Indicação a pedido de da própria população e considerando o grande fluxo de pessoas próximo ao Porto Internacional.
Junior demonstra preocupação com famílias que não se encaixam em programas habitacionais
Fez parte da Ordem do Dia da segunda sessão ordinária de setembro na Câmara de Vereadores de Porto Mauá, matéria apresentada pelo Vereador e Presidente da Casa, Jacir Junior Taffarel (PDT), sugerindo a realização de uma reunião com participação do Legislativo, Executivo, Conselho Municipal de Habitação, CRAS e demais interessados, visando a criação de um Fundo Municipal de Educação. O Vereador afirmou estar preocupado com família que não se encaixam em programas sociais, mas que também não tem condições de construírem com recursos próprios e desejam ter sua própria moradia. “Nada melhor que promovermos discussões a respeito de formas, programas e até mesmo um fundo habitacional em nosso município para atender esta demanda”, concluiu o Vereador. Junior ainda ressaltou que pessoas que se enquadram nesta situação o teriam procurado visando um solução.
Presidente da Câmara sugere gratificação a profissionais de saúde
O Vereador Jacir Junior Taffarel apresentou Indicação ao Executivo, sugerindo a criação de uma gratificação aos profissionais da saúde referentes à sobreaviso de plantões na saúde. As regras, escalas e valores da gratificação sugerida por Junior, devem ser definidas em comum acordo entre envolvidos.
“Apresentei a proposta buscando melhorar o atendimento de nossa população e preocupado com gastos referentes a plantões, nada melhor que um valor fixo de gratificação e assim o colaborador receberia somente horas extras em momentos trabalhados sendo esse valor variável conforme produção”, argumentou o Vereador.
Vereador solicitou redutor de velocidade em Volta Grande e próximo ao recinto alfandegário
O Vereador Aldori José Nonnemacher, o “Gué” (PP), apresentou Indicação ao Prefeito, sugerindo a instalação de dois redutores de velocidade (quebra-molas), na localidade de Volta Grande, um deles em frente à residência do Senhor Ivo Ristoff e outro nas proximidades do acesso ao pátio de estacionamento dos caminhões no recinto alfandegário. Com relação a Volta Grande, o Vereador argumentou que apresentou a Indicação a pedido dos moradores, uma vez que no local há grande circulação de veículos de veranistas e já havendo registro de acidente neste local. Com relação ao segundo redutor, o Vereado explica que nos finais de semana há um fluxo grande de pessoas e veículos que frequentam o estabelecimento que fica em frente ao recinto alfandegário, havendo também risco de acidentes.
Gué sugere alteração nos pontos de parada do transporte escolar
Através de Indicação apresentada na segunda sessão do mês de setembro, o Vereador Aldori José Nonnemacher (PP), sugeriu que a Secretaria de Educação estude a possibilidade de alteração dos pontos de parada do transporte escolar. Segundo informou o Vereador, algumas paradas se tornaram obsoletas, uma vez que o transporte já para mais nestes locais há vários anos. “Seria de extrema importância a readequação desses abrigos aonde existem alunos que necessitam esperar o transporte ao relento, sem nenhum abrigo”, declarou Gué. Ele afirma que apresentou a Indicação a pedido de estudantes, famílias que precisam esperar na beira da estrada e não tem lugar para se abrigar em dias de chuva e sol.
Vereador Fábio Dallabona pede reparos na rua Januário Flores
O Vereador Fábio Dallabona, do MDB, apresentou Indicação solicitando serviços de manutenção na Rua Januário Flores. Ele explica que no local foi realizado a abertura de estrada e deixado montes de terra em frente a residência do Sr. Olmiro Dallabona . De acordo com o Vereador o pedido partiu do próprio morador, pois o mesmo encontra-se sem acesso a sua residência, tendo que utilizar o acesso do terreno ao lado para entrar na sua propriedade.
Gervásio quer saber porque não há atendimento odontológico em Campo Alegre
O Vereador Valdir Gervásio da Silva (PP), foi autor de um Pedido de Informações, solicitando que a Administração Municipal informe por qual motivo não estão sendo realizado as consultas odontológicas no Posto de Saúde da Comunidade de Campo Alegre, que segundo ele tem todos os equipamentos necessários para realizarem atendimento aos munícipes e há anos está fechado. Gervásio explica que apresentou a matéria a pedido dos munícipes que moram na Vila de Campo Alegre, uma vez que os mesmos estão cobrando explicação por que desse ocorrido, pois tem toda a estrutura para atendimentos aonde os equipamentos e salas estão fechadas. “Com o atendimento uma vez por semana, já ajudaria e muito nossos munícipes da Vila Campo Alegre, pois facilitaria o deslocamento que muitas vezes fica difícil para pessoas de idade ir até a unidade de atendimento na sede do município. Ficamos no aguardo para dar uma explicação para nosso munícipes”, argumentou o Vereador.
Vereador Arielton solicitou imagens de câmeras de segurança de local público
Através de um Pedido de Informações, o Vereador Arielton de Carvalho requereu ao setor de informática do Município de Porto Mauá, as imagens das câmeras de monitoramento dos banheiros públicos do Centro de Informações Turísticas, junto ao Porto Internacional, do dia 26 de setembro de 2022 do horário das 7 horas da manhã às 18 horas. O Vereador justificou que o fez atendendo às prerrogativas a ele atribuídas como Fiscalizador e atendendo ao pedido de inúmeros munícipes para que fiscalizasse um determinado fato ocorrido naquele local.
(imagem ilustrativa)