Através de iniciativa da Mesa Diretora, presidida pelo Vereador Jacir Junior Taffarel, a Câmara de Vereadores de Porto Mauá promoveu reunião com representantes de entidades tradicionalistas do município. Participaram representantes do CTG Balseiros do Rio Uruguai e do Piquete XV de Novembro, ambas entidades com reconhecidos serviços prestados a cultura rio-grandense no município e demais Vereadores.
O CTG Balseiros do Rio Uruguai, foi fundado em 13 de janeiro de 2006, sendo uma entidade que busca integrar e agregar a comunidade Portomauense à cultura e seus costumes, com participação efetiva de crianças, adolescentes, adultos e melhor idade, com respeito e dignidade, além de atingir a todas as classes sociais, objetivando maior participação e destacando objetivos comuns. Possibilita integração local, regional e estadual. O CTG atende atualmente aproximadamente 50 crianças de forma gratuita, fornecendo indumentária, ensaiando e levando estas crianças para se apresentar em várias cidades da região.
O piquete XV de Novembro, fundado em 2008, neste ano realizará seu 12° Rodeio Crioulo, e representam o município de Porto em Mauá em diversas cidades do estado do Rio Grande do Sul. Um fato raro e especial que merece destaque, é que o Piquete possui em seu plantel, duas mulheres que laçam e participam de competições, já arrematando troféus para a entidade . O mais recente evento aconteceu em Santa Rosa, onde saíram campeãs do Laço Prenda, as duas irmãs Gabriela e Rafaela Dacas.
Segundo o Presidente da Câmara, Junior Taffarel, a reunião realizada esta semana serviu para debater parcerias e a promoção de eventos que fomentem a cultura gaúcha. “Precisamos apoiar estas entidades que tanto já fizeram e continuam fazendo pela nossa cultura e pelas nossas crianças. Tanto o CTG quanto o Piquete, são entidades que além de perseverar e difundir a nossa cultura, ajudam na formação das crianças, pois são ambientes sadios, que preservam os bons costumes. Dificilmente uma pessoa que frequenta o CTG, será um usuário de drogas por exemplo, e isso merece o apoio do setor público”, declarou o Presidente Junior Taffarel.
O presidente adiantou que estão sendo estudadas formas de construir parcerias entre as entidades, visando apoio mutuo entre as mesmas, bem como a realização de eventos de cunho cultura tradicionalista no município de Porto Mauá.