Todos os Vereadores da atual Legislatura da Câmara de Tuparendi, subscreveram uma “Moção de Apelo”, ao Novo Programa de Incentivos Hospitalares da SES/RS (secretaria Estadual de Saúde), que se refere ao programa ASSISTIR, o qual altera repasses de recursos estaduais às instituições hospitalares vinculadas ao SUS no Estado do RS.
O novo Programa proposto pelo Governo Estadual classificou o CAMS de Tuparendi como nível I por possuir em sua estrutura menos de 51 leitos, o que acarretou a perca de recursos estimados em R$24.800,00 mensais, o que inviabiliza a continuidade das atividades.
A Moção aprovada por unanimidade na primeira sessão de setembro, tem justamente a finalidade de solicitar a secretaria Estadual de Saúde que tenha um olhar detalhado e minucioso acerca do trabalho que é realizado pelo CAMS.
A proposta da Moção elenca uma série de dificuldades pelo qual o CAMS passa atualmente, sendo que uma diminuição drástica da receita mensal poderia inviabilizar a continuidade dos serviços. Atualmente o hospital tem um custo de R$ 120.688,00 mensal para manter os serviço em funcionamento. Sustentando a equipe técnica necessária e médico plantonista 24hs, atendendo em média de 850 pacientes mensalmente, considerado este serviço essencial ao município de Tuparendi e Porto Mauá.