Uma comitiva de 30 pessoas, entre agentes de saúde e mulheres do meio urbano e rural de Porto Mauá, acompanhadas da extensionista da Emater/RS-Ascar, Leni dos Santos Froelich, tiveram a oportunidade de participar do 20º Fórum pela Vida. A participação impacta na promoção da saúde e do bem-estar de suas famílias e da comunidade onde vivem, a partir dos conhecimentos construídos.
O Fórum contou com a participação de mais de 1mil pessoas, que lotaram o o Centro de Eventos de Horizontina nesta quinta-feira (21/03). A 20ª edição foi promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e pela Prefeitura de Horizontina, com o apoio da Cooperagro Familiar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Horizontina e Doutor Maurício Cardoso e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.
Entre as atrações da programação estiveram, a palestra “Como encontrar sentido na vida e ser uma pessoa feliz”, com o Padre Ezequiel Dal Pozzo; bem como oficinas sobre prática e uso de florais, conduzida pelo extensionista da Emater/RS-Ascar de Santo Antônio das Missões, André de Oliveira; meliponídeos, com informações compartilhadas pelo presidente da Federação das Associações de Meliponicultores do Estado do Rio Grande do Sul (Femers), Nelson Agnes; e abordagem das três esferas da saúde, física, mental e espiritual, conduzida por Ecleia Urban Brandalise.
O público também foi recepcionado no início da manhã com o show de Sidi Biriva e grupo, bem como no almoço preparado por integrantes da comunidade de Esquina Eldorado.
Mostra de Plantas Bioativas para uso em humanos e animais, Mostra de Sementes Crioulas, Exposição de Abelhas sem Ferrão e Meliprodutos, Mostra de Figurinos Étnicos, assim como exposição de artesanato e produtos de agroindústrias locais também puderam ser conferidos. Também houve distribuição de mudas bioativas entre os presentes, como forma de contribuir para o resgate da biodiversidade local e possibilitar momentos de bem-estar aos presentes junto de suas famílias e comunidades.