A Câmara de Vereadores de Porto Mauá aprovou esta semana um Projeto de Lei proposto pela Administração Municipal, instituindo no município o “Vale Livro”, que prevê a concessão de um benefício sob forma de subsídio para que alunos da rede municipal de ensino adquiram livros. O benefício de R$ 50,00 também será concedido a Professores da rede municipal já a partir de 2022.
Importante esclarecer que o Vale Livros será pago diretamente às empresas que estiveram credenciadas a participar da Feira do Livro, mediante um vale que será impresso e distribuído previamente aos alunos e beneficiados com o programa. O valor só poderá ser utilizado na compra de livros, sendo que as empresas não poderão em hipótese alguma devolver valores em espécie para os beneficiados.
Ao justificar a criação do Vale Livros, o Prefeito Leocir Weiss argumentou que recente pesquisa apontou que quase a metade da população gaúcha não tem o hábito da leitura, um dado preocupante de acordo com o prefeito, sendo esta uma “realidade que pode ser mudada por meio de ações locais que incentivem o hábito da leitura, especialmente na idade escolar”, ,justificou.
O Prefeito ainda citou que infelizmente o hábito da leitura está intrinsicamente ligado a renda e classe social, ou seja, pessoas de baixa renda tendem menos pela dificuldade em adquirir livros, sendo este mais um fator que justifica o subsídio concedido através do Vale Livro em Porto Mauá, que assim irá contribuir para uma maior inclusão social através da leitura.
A Feira do Livro é realizada anualmente pela Administração Municipal através da Secretaria de Educação. Este ano a Feira acontecerá no próximo dia 5 de agosto.