Uma devota e frequentadora de uma Gruta localizada no interior de Tuparendi, ficou revoltada com a cena que presenciou dias atrás quando visitou o local. Ela se deparou com a estátua de São Francisco de Assis vandalizada, com a cabeça arrancada. A tuparendiense Marieli Naujorks escreveu um desabafo, mostrando toda sua indignação com a situação. Publicamos abaixo a íntegra do texto escrito por Marieli. Acompanhe:
“Hoje, como há muitos anos faço visitei a Gruta De São Francisco de Assis, localizada na divisa entre Campininha e Lajeado Ramos, interior de Tuparendi. Sou devota desde pequena, porque acompanhei desde sua construção, em uma área que pertencia aos meus avós maternos, que com o auxílio de muitos vizinhos e devotos do Santo, ergueram pedra por pedra até concluir a obra.
Desde então, já se passaram mais de 30 anos de sua construção, lembro-me como se fosse hoje, a procissão e a grandiosa festa da chegada de São Francisco de Assis na sua nova morada, em meio a natureza. Por muitos anos foram celebrados cultos, missas e encontros de família. O lugar é perfeito para se conectar com a natureza, e fortalecer a nossa FÉ.
Certa vez um Sacerdote ao visitar o local ficou encantado, e em suas palavras disse: “este Santo fará muitos milagres”. Eu tenho certeza que já fez…
Mas hoje não foi uma visita comum…. ao chegar no local me deparei com o desrespeito e ódio provocado por pessoas orientadas, ou não, por outras a depredar e destruir imagens Sacras. Sim! Isso mesmo que meus olhos infelizmente enxergaram, não me foi contado, eu vi a imagem de São Francisco de Assis com a cabeça decepada e jogada ao lado. Esta é a segunda vez desde a sua construção que o Santo tem sua imagem depredada.
Lamentável?! Não, é indignação após anos essa barbárie se repetir. Para fins legais, a depredação do patrimônio público é um ato que não causa prejuízo somente ao Estado, mas a toda a sociedade. Os crimes são passíveis de punição, de acordo com a Lei nº 2.848/40, artigo 163, que prevê detenção de 6 (seis) meses a 3 (três) anos e multa. (não sabemos quem fez essa maldade, mas vamos investigar)
Acredito que acima de tudo na justiça Divina que é a mais correta e poderosa de todas. Respeitando sempre todas as religiões, eu nunca me posicionei publicamente sobre este assunto. Mas hoje doeu… alguém ultrapassou o limite e desrespeitou a minha fé e de muitas pessoas que são devotas de SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
A imagem de São Francisco será restaurada e recolocada no lugar!
Este foi mais um caso entre tantos que acontecem em espaços religiosos, cemitérios e por aí a fora. Tudo isso me faz cada dia ter a mais absoluta certeza de que o ser humano é o único animal, que orienta e destrói, prega a sua fé e não executa, alimenta o ego com a dor do outro, e mesmo assim seguimos sem saber o que mais o ser humano…”