A Câmara de Vereadores de Santa Rosa concedeu na noite desta segunda, 22, Menção Honrosa pelos 50 anos de atuação da empresa. A iniciativa foi do Vereador Vitor De Conti.
A Camera surgiu em 1971, em Tucunduva. Atualmente são 36 unidades de recebimento de grãos e atendimento ao produtor rural, distribuídas estrategicamente em todo o Estado do Rio Grande do Sul; além das 36 unidades se somam ao complexo mais seis indústrias de processamento de grãos, rações e biodiesel com um faturamento anual de aproximadamente R$ 3 bilhões.
A Camera possui capacidade de armazenar mais de UM MILHÃO de sacas de soja; sua capacidade diária de processamento de grãos em Santa Rosa e São Luiz Gonzaga passará, ainda neste ano, de 30.000 sacas de soja para 50.000 sacas, ou seja, 10 milhões de sacas de soja ao ano, além de 3.000 toneladas ao mês de rações e concentrados na unidade de Santo Cristo.
Na Usina de Biodiesel Sr.Orestes Camera, situada na cidade de Ijuí, com foco na produção diária de Biocombustíveis e Glicerina, a companhia têm capacidade de produção de mais de 650 mil litros de Biodiesel ao dia, com ampliações previstas para este ano.
Ressalte-se a importância dessa grande empresa para a economia local e regional, pois, em todos os seus processos, a Camera gera mais de 700 empregos diretos, resultando em um faturamento superior a 2 bilhões de reais no último ano. Somente em Santa Rosa, cidade onde está sediada a matriz da Camera, sua contribuição para o valor adicionado de ICMS supera a casa dos R$ 28 milhões de reais.
A empresa foi fundada pelo Seu Orestes Camera, tendo como sócios os genros Vanoli Kist e Ernani Jasiowska. Atualmente é dirigida pelo próprio Vanoli, pelo seu filho Roberto e por Marcos Jasiowska, filho de Ernani.
Vanoli representou a empresa no ato de entrega da Menção, que contou com a presença, entre outras autoridades, do Prefeito de Santa Rosa Anderson Mantei e do Prefeito de Tucunduva, Jonas Fernando Hauschild.