Com a consciência da importância de sensibilizar as diferentes gerações para os cuidados com o meio ambiente e, consequentemente, com o bem-estar e a saúde individual e coletiva, a Emater/RS-Ascar, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e de Meio Ambiente, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e a Acaé Assessoria Ambiental, uniram-se na realização de uma programação no início de junho, em Porto Mauá. A ação educativa contemplou aproximadamente 160 alunos, da pré-escola ao 5º ano.
Para que a ação se multiplicasse junto às famílias dos estudantes, a Secretaria Municipal de Agricultura e de Meio Ambiente distribuiu mudas de árvores, com o intuito de multiplicar frutas nativas como a pitanga, jabuticaba, araçá, uvaia e cereja.
Os estudantes também foram orientados sobre a importância e a forma adequada para a separação de resíduos para reciclagem. A bióloga Carine Zambonato, da empresa Acaé Assessoria Ambiental e responsável técnica da Cooperativa de Trabalho Reciclando pela Vida (Coopervida), de Giruá, conduziu a palestra que abordou os “caminhos do lixo”.
A possibilidade de aproveitamento de resíduos orgânicos também foi abordada, a exemplo de restos e cascas de frutas, legumes e vegetais, pó de café, restos ou migalhas de pães, biscoitos e farinhas, aparas de ervas, raízes ou capins secos, serra de madeira, entre outros. A extensionista da Emater/RS-Ascar Leni dos Santos Froelich explicou como fazer a compostagem e formas de aproveitá-la para adubação de hortas e pomares domésticos. “São diversos os benefícios da compostagem, entre eles a redução da quantidade de lixo gerado nas residências, transformação dos resíduos em adubo para jardinagem, reconexão com ciclos naturais da terra e com nosso alimento, autossuficiência e economia com a geração do próprio adubo e menor quantidade de uso de químicos na produção de alimentos”, ressalta ela.