Últimas Notícias

17.06°C Tuparendi

Entidades se mobilizam em ação educativa pelo meio ambiente em Porto Mauá

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
285816753_2101897166645787_8492397816978348388_n

Com a consciência da importância de sensibilizar as diferentes gerações para os cuidados com o meio ambiente e, consequentemente, com o bem-estar e a saúde individual e coletiva, a Emater/RS-Ascar, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e de Meio Ambiente, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e a Acaé Assessoria Ambiental, uniram-se na realização de uma programação no início de junho, em Porto Mauá. A ação educativa contemplou aproximadamente 160 alunos, da pré-escola ao 5º ano.

Para que a ação se multiplicasse junto às famílias dos estudantes, a Secretaria Municipal de Agricultura e de Meio Ambiente distribuiu mudas de árvores, com o intuito de multiplicar frutas nativas como a pitanga, jabuticaba, araçá, uvaia e cereja.

Os estudantes também foram orientados sobre a importância e a forma adequada para a separação de resíduos para reciclagem. A bióloga Carine Zambonato, da empresa Acaé Assessoria Ambiental e responsável técnica da Cooperativa de Trabalho Reciclando pela Vida (Coopervida), de Giruá, conduziu a palestra que abordou os “caminhos do lixo”.

A possibilidade de aproveitamento de resíduos orgânicos também foi abordada, a exemplo de restos e cascas de frutas, legumes e vegetais, pó de café, restos ou migalhas de pães, biscoitos e farinhas, aparas de ervas, raízes ou capins secos, serra de madeira, entre outros. A extensionista da Emater/RS-Ascar Leni dos Santos Froelich explicou como fazer a compostagem e formas de aproveitá-la para adubação de hortas e pomares domésticos. “São diversos os benefícios da compostagem, entre eles a redução da quantidade de lixo gerado nas residências, transformação dos resíduos em adubo para jardinagem, reconexão com ciclos naturais da terra e com nosso alimento, autossuficiência e economia com a geração do próprio adubo e menor quantidade de uso de químicos na produção de alimentos”, ressalta ela.

 

 

 

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

Últimas Notícias

Veja Também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket