Ao atender as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Porto Mauá adquire 30% dos produtos da alimentação escolar diretamente da agricultura familiar. Para acompanhar e se adequar a algumas alterações no programa, a equipe diretiva e a pedagoga da Escola Municipal Frei Caneca, participaram junto com a secretária municipal de Educação, Tainá Milena Weiss, agricultores interessados e a extensionista da Emater/RS-Ascar Leni dos Santos Froelich, no dia 15 de setembro, do Seminário Virtual Sobre Implicações na Compra da Agricultura Familiar, Perspectivas e Alternativas para a Agricultura Familiar, promovido pela Emater/RS-Ascar.
O seminário, realizado de forma regionalizada, reuniu extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, gestores municipais, nutricionistas, conselheiros, diretores de escola e agricultores de diferentes pontos das regiões administrativas de Lajeado, Soledade, Ijuí e Santa Rosa. Na ocasião, recebeu ênfase a nova legislação do Pnae, em vigor desde 2020. Trata-se de uma política pública que visa combater a insegurança alimentar, garantindo mercado e gerando renda para os agricultores familiares.
Através do Pnae, em torno de 250 estudantes de Porto Mauá, de duas escolas municipais e uma da rede municipal, se beneficiam da alimentação escolar.