A Coordenação Municipal de Defesa Civil de Porto Mauá, através de seu Coordenador Eloir Moreira, esteve reunida com a Equipe Técnica Municipal formada por técnicos da EMATER, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Departamento de Assistência Social, Cooperativas e demais Secretarias e Departamentos, para fazer uma análise dos levantamentos já realizados, visando uma possível decretação de Situação de Emergência em virtude da severa estiagem que assola o Município, Região e grande parte do Rio Grande do Sul.
Este procedimento é necessário e obrigatório e será finalizado em conjunto com Conselho de Desenvolvimento Rural e Sindicato de Trabalhadores Rurais para posterior encaminhamento e análise da Coordenação Regional, Estadual e Federal.
O problema é latente e já causa prejuízos a economia do município. A Administração Municipal está se antecipando e solicitando a todos os munícipes para que utilizem de forma consciente a água potável, evitando desperdícios como lavar veículos, calçadas e regar gramados. No mesmo sentido, orienta que todos verifiquem possíveis vazamentos e principalmente a mudança de hábitos no dia a dia, diminuindo o tempo e consumo. “Com pequenas ações evitaremos desperdícios e manteremos o fornecimento de água potável”, indica a Administração Municipal.