Em sua 18ª edição, o “Mostra Brasil, aqui tem SUS” é uma iniciativa positiva que incentiva técnicos e os gestores da saúde pública dos municípios a mostrarem o seu trabalho no estado e no Brasil. O programa funciona como se fosse uma espécie de concurso. Este ano foram selecionados 5280 projetos em todo o país e dentre estes, 536 escolhidos para serem apresentados durante o XXXVII Congresso do Conasems, a ser realizado entre os dias 16 e 19 de julho, no Centro de Convenções em Goiânia. No Rio Grande do Sul foram selecionados 36 projetos, entre eles uma bem sucedida experiência realizada no município de Tuparendi.
Segundo explicou a enfermeira Ediana Eich Nagera, que coordenou o Projeto, a Unidade de Saúde da Vila Glória, vinha enfrentando problemas para atingir algumas metas propostas pelo Ministério da Saúde. “Assim como outros municípios, nós estávamos com dificuldades para atingir algumas metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, como por exemplo medir a pressão de hipertensos pelo menos há cada 6 meses, fazer testes de glicemia em diabéticos há cada 6 meses e outros, que não estávamos conseguindo cumprir”, conta a enfermeira. A partir de então a equipe resolveu “correr atrás” e transformar esta realidade. O processo que resultou em resultados positivos, com o cumprimento de metas estabelecidas pelo Ministérios, compõem o Projeto apresentado pelo Secretaria da Saúde e que colocou a Unidade de Saúde da Vila Glória como referência e exemplo para outros municípios e unidades.
A equipe fez cursos, reuniões e também buscou a colaboração dos pacientes, interagindo com eles, enviando áudios, solicitando a colaborações na realização de consultas, exames e procedimentos e o resultado foi tão bom que agora o projeto está sendo apresentado a outros municípios que enfrentavam problemas semelhantes. “A gente está muito feliz e queremos agradecer aos pacientes que entenderam a nossa proposta e também colaboraram para que a gente conseguisse estes resultados”, avalia Ediana.