Em uma ação de educação e promoção da saúde, a Emater/RS-Ascar em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma oficina com integrantes do Grupo da Terceira Idade, no dia 6 de setembro, em Porto Mauá. Em torno de 30 pessoas tiveram a oportunidade de acessar informações sobre bem-estar e autocuidado, bem como conhecer mais sobre a implantação das Práticas Integrativas Complementares (PICs), oferecidas através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em Porto Mauá foi implantada, através da Secretaria Municipal de Saúde, a prática da auriculoterapia, oferecida gratuitamente à população, e está sendo encaminhada a implementação de mais algumas das 29 PICs existentes. Na oportunidade, a importância e o acesso a essas práticas foram esclarecidas. “As Práticas Integrativas Complementares vieram, como o próprio nome diz, para complementar o tratamento já indicado pelo profissional de saúde, conforme a necessidade de cada caso”, explicou a extensionista rural da Emater/RS-Ascar Leni dos Santos Froelich.
Ainda no contexto de promoção da saúde, foram abordados durante o encontro os temas da homeopatia, aromaterapia e fitoterapia, que podem ser incorporados ao dia a dia da comunidade. Também foi realizada oficina de produção de pomada para os pés.
Em um contexto de autocuidado e bem-estar, os idosos presentes participaram de uma roda de integração com escalda-pés utilizando plantas medicinais.
Os encontros sobre saúde com grupos organizados são realizados mensalmente com o envolvimento da Secretaria Municipal da Saúde e da Emater/RS-Ascar, abordando diferentes temas que contribuem com o bem-estar e a qualidade de vida da população.