Residentes em um município costeiro ao Rio Uruguai, estudantes de Porto Mauá, no Noroeste do Estado, tiveram a oportunidade de participar de ação que reiterou a importância e formas de preservação de mananciais hídricos. A ação esteve integrada ao Dia Mundial da Água, celebrado, em 22 de março, e foi promovida pela Emater/RS-Ascar junto a 149 crianças, da pré-escola até o 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Frei Caneca.
Na abordagem realizada pela extensionista da Emater/RS-Ascar, Leni dos Santos Froelich, reiterou-se a importância do cuidado com as águas, sejam subterrâneas ou superficiais, a preservação do Rio Uruguai fonte de renda, lazer e alimentação de centenas de famílias do município e a contribuição da água à saúde humana e animal, bem como à sobrevivência de todas as formas de vida vegetal.
Também foi realizado um trabalho educativo, que esclareceu o ciclo da água e a importância de evitar sua contaminação, promovendo o acesso a uma água potável, de qualidade para todos.
Neste ano de 2022, o tema para reflexão do Dia Mundial da Água aponta para as Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível. O tema amplia ainda mais sua relevância se considerarmos que as águas subterrâneas constituem a principal reserva de água para o futuro, dão origem às nascentes que abastecem os cursos d´água e estão sujeitas a diversos fatores de poluição e degradação, quando o ambiente não é manejado da forma correta. Por isso da importância do trabalho de Assistência Técnica e de Extensão Rural e Social (Aters) prestado pela Emater/RS-Ascar em todos os municípios gaúchos.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich