Através dos tempos os meios de comunicação se encarregaram de mostrar histórias incríveis ligadas ao futebol, seja dentro ou fora do campo. Geralmente estas histórias estão ligadas ao futebol profissional, mas quantas outras histórias acontecem de forma anônima nos campos de várzea mundo afora? Com certeza são muitas, só que agora com a massificação dos celulares com suas câmeras de alta definição e com o poder das mídias sociais muitas histórias começam a se tornar públicas.
Em Tuparendi uma entidade ligada ao futebol tem alcançado notoriedade e prestígio graças aos resultados de campo, mas principalmente pelo serviço social que desenvolve. A Academia Bello Centro, coordenada por Beto Farias, tem uma importância imensurável para Tuparendi, e ao longo de duas décadas de atuação tem muitas histórias para contar. A maioria delas de sucesso, com jogadores formados pela Academia se destacando como profissionais, técnicos que ali começaram e que hoje trabalham em equipes de expressão, caso de Luan dos Santos, olheiro do Internacional, e outras tantas histórias de sucesso, de profissionais de diferentes áreas cujo perfil e caráter foram forjados graças aos conceitos aprendidos na Academia. Mas nem só de alegrias são as histórias a ser contadas. Teve drama quando um ônibus que levava a delegação incendiou na Argentina, felizmente sem vítimas e outros dramas que infelizmente fazem parte da vida.
Então cada evento tem uma história nova para se contar. No último final de semana não foi diferente. Durante a realização da Copa Cresol, uma decisão chamou a atenção, e vídeos do lance decisivo circulam pelas redes sociais. O protagonista é um menino de 9 anos, de nome Felipe Patias, mas poderia ter sido qualquer outro. Ele também é fruto de um trabalho que é desenvolvido semanalmente na Academia, que passa aos seus atletas conceitos e fundamentos inerentes a prática do futebol , mas também que no esporte e na vida, é preciso ter coragem e agir com determinação na hora de decidir. O menino Felipe começou há pouco na Academia e faz parte da equipe sub-10, que havia sido extinta e está sendo remontada, conforme explicou o coordenador Beto Farias. Ele é mais um dos tantos exemplos, do quanto é importante o apoio dos pais e de um trabalho sério, como o desenvolvido na Academia Bello Centro. No último final de semana o time ao qual Felipe faz parte, chegou a etapa decisiva e decidiu o título com a fortíssima equipe dos Craques do Futuro de Três Passos. O jogo foi decido nas penalidades máximas, sendo que na hora do chute decisivo, Felipe, mesmo com pouco tempo de casa, se apresentou e pediu para bater o pênalti derradeiro. A calma, a técnica, a certeza e por fim a alegria do gol convertido, estão se espalhando pelas redes sociais. Vitória da Academia Bello Centro, explosão de Felipe, de colegas, familiares e comissão técnica pelo título.
Desta vez foi o Felipe, mas poderia ter sido qualquer outro atleta, fruto de um trabalho sério e de extrema relevância para a comunidade de Tuparendi, realizado há mais de 20 anos pela Academia Bello Centro.