Últimas Notícias

20.47°C Tuparendi

Metade do lixo seco produzido em Tuparendi não é reciclado dizem Vereadoras da bancada feminina

COMPARTILHE

ver 2

As Vereadoras da chamada “Bancada Feminina” da Câmara de Vereadores de Tuparendi, formadas por Daiane Tibulo, Claudete Fabricio, Eliza Konzen e Maristelha Bloch, esteve esta semana visitando as instalações da Coopervida, cooperativa localizada no município de Giruá, para onde é destinado, para fins de reciclagem, todo o lixo seco produzido no município de Tuparendi.  Lá as Vereadoras se depararam com uma realidade preocupante: Apenas 50% do lixo seco produzido em Tuparendi tem sido aproveitado para reciclagem. A forma errada como este lixo tem sido separado é o principal motivo para que boa parte do mesmo não possa ser reaproveitado.  As Vereadoras entendem ser necessária a realização de uma forte campanha educativa, orientando a população a separar corretamente o lixo seco do orgânico, para que o município possa dar um destino correto ao lixo seco produzido. “Precisamos de um trabalho intenso de conscientização da nossa população quanto a necessidade de separar adequadamente o nosso lixo. Assim nós estaremos colaborando para a melhoria do meio ambiente, descartando corretamente o lixo aqui produzido”, declarou a Vereadora Claudete em nome da bancada feminina. A intenção é fazer um trabalho de conscientização e informações em parceria com o Poder Executivo.

Uma das primeiras ações neste sentido, será oportunizar a vinda de profissionais  que fazem parte da cooperativa responsável pela reciclagem do lixo produzido em Tuparendi, para ministrar palestras em escolas, clubes de mães, terceira idade e outros, justamente com a intenção de orientar a população da forma correta de separar o lixo produzido nas suas casas.

Preocupadas em saber como é descartado o lixo produzido em Tuparendi, a bancada feminina também visitou as instalações da empresa responsável pelo recebimento do lixo orgânico. A empresa CRVR, também com sede no município de Giruá, recebe o lixo de 55 municípios do Estado, incluindo Tuparendi.  A empresa fez questão de demonstrar às Vereadoras como é feito o descarte deste material orgânico e o serviço impressionou a todas. “Ficamos impressionadas com as altas tecnologias com  que o lixo e armazenado, cuidados com o solo e meio ambiente”, declararam as Vereadoras.

Texto produzido por Guia Tuparendi

COMPARTILHE

Últimas Notícias

Veja Também

Leave A Comment

Você deve estar logado para postar um comentário

Cesta de compras