Últimas Notícias

11.48°C Tuparendi

Metade do lixo seco produzido em Tuparendi não é reciclado dizem Vereadoras da bancada feminina

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
ver 2

As Vereadoras da chamada “Bancada Feminina” da Câmara de Vereadores de Tuparendi, formadas por Daiane Tibulo, Claudete Fabricio, Eliza Konzen e Maristelha Bloch, esteve esta semana visitando as instalações da Coopervida, cooperativa localizada no município de Giruá, para onde é destinado, para fins de reciclagem, todo o lixo seco produzido no município de Tuparendi.  Lá as Vereadoras se depararam com uma realidade preocupante: Apenas 50% do lixo seco produzido em Tuparendi tem sido aproveitado para reciclagem. A forma errada como este lixo tem sido separado é o principal motivo para que boa parte do mesmo não possa ser reaproveitado.  As Vereadoras entendem ser necessária a realização de uma forte campanha educativa, orientando a população a separar corretamente o lixo seco do orgânico, para que o município possa dar um destino correto ao lixo seco produzido. “Precisamos de um trabalho intenso de conscientização da nossa população quanto a necessidade de separar adequadamente o nosso lixo. Assim nós estaremos colaborando para a melhoria do meio ambiente, descartando corretamente o lixo aqui produzido”, declarou a Vereadora Claudete em nome da bancada feminina. A intenção é fazer um trabalho de conscientização e informações em parceria com o Poder Executivo.

Uma das primeiras ações neste sentido, será oportunizar a vinda de profissionais  que fazem parte da cooperativa responsável pela reciclagem do lixo produzido em Tuparendi, para ministrar palestras em escolas, clubes de mães, terceira idade e outros, justamente com a intenção de orientar a população da forma correta de separar o lixo produzido nas suas casas.

Preocupadas em saber como é descartado o lixo produzido em Tuparendi, a bancada feminina também visitou as instalações da empresa responsável pelo recebimento do lixo orgânico. A empresa CRVR, também com sede no município de Giruá, recebe o lixo de 55 municípios do Estado, incluindo Tuparendi.  A empresa fez questão de demonstrar às Vereadoras como é feito o descarte deste material orgânico e o serviço impressionou a todas. “Ficamos impressionadas com as altas tecnologias com  que o lixo e armazenado, cuidados com o solo e meio ambiente”, declararam as Vereadoras.

Texto produzido por Guia Tuparendi

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

Últimas Notícias

Veja Também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket