O município de Porto Mauá adotou há algum tempo a coleta seletiva de lixo. O principal objetivo da coleta seletiva é o destino correto que é dado ao lixo produzido no município, principalmente no aproveitamento do lixo seco para reciclagem. Ocorre que se o lixo não for separado de forma adequada, o reaproveitamento do material em processos de reciclagem fica comprometido, e é isso que tem acontecido em Porto Mauá, conforme informou a empresa responsável pelo recolhimento. A Administração Municipal está fazendo um alerta e solicitando que a população tenha mais rigor ao separar o lixo orgânico do lixo seco e descarte em horários pré-estabelecidos, quando acontece a coleta. “A Cooperativa que realiza a separação está encontrando sérias dificuldades e descartando grande parte do lixo que poderia ter o correto destino, ou seja, a reciclagem. A matéria orgânica, pode ser usada em compostagem, da qual pode ser usada na jardinagem e como adubo”, consta em publicação da Prefeitura.
Dias de Recolhimento
– Segundas, quartas-feiras de tarde e sextas feiras são recolhidos Resíduos Orgânicos e rejeitos.
– Nas quartas-feiras pela manhã é exclusivamente para lixo seco
O que é coleta seletiva e quais são seus benefícios?
Basicamente, a coleta seletiva é um método que otimiza os processos de destinação do lixo, separando os resíduos em diferentes categorias. Isso permite a separação prévia daquilo que pode ou não ser reciclado, evitando a contaminação de resíduos que podem ser reaproveitados novamente no processo produtivo.
A coleta seletiva reúne inúmeros benefícios, tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade e a economia. Podemos citar:
- Possibilita o processo de reciclagem dos materiais
- Conserva os recursos naturais;
- Evita o descarte inadequado de materiais e, consequentemente, a poluição;
- Desenvolve a consciência ambiental;
- Melhora a limpeza das cidades;
- Gera emprego e renda.
Como fazer a separação
A mais simples de separação, e recomendada para a reciclagem dos materiais, consiste em separar os resíduos secos dos molhados.
Os secos são recicláveis (papel, plástico, metal, vidro, madeira) e os molhados são os que podem ser destinados para a compostagem: restos de alimentos, cascas de verduras, frutas, ovos, restos de podas, dentre outros.
para resíduos molhados e preto para o lixo sanitário.
Já os resíduos como lâmpadas queimadas, pilhas e baterias usadas, devem ser entregues em um ponto de coleta, para que sejam devolvidos aos fabricantes ou entregues a empresas especializadas no tratamento e reciclagem desse tipo de material e devem ser acondicionados separadamente.