A Secretaria de Saúde e Assistência Social promoveu, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural, o curso de Plantas Medicinais, Condimentares e Aromáticas.
O curso abordou o conceito de plantas medicinais, condimentares e aromáticas, espécies mais cultivadas, infraestrutura de produção, o uso destas plantas na alimentação diária bem como as suas propriedades terapêuticas, além de ensinar a fazer um sal temperado com ervas frescas, multiplicação de plantas, preparo dos canteiros de mudas, preparo de substrato, controle fitossanitário, colheita, secagem, armazenamento, embalagens e comercialização.
No final da parte teórica, as participantes ajudaram a plantar a horta de plantas medicinais no terreno onde está o prédio da Assistência Social. O orientador ensinou a fazer uma horta de plantas medicinais. Camomila, Manjerona, Hortelã, Alecrim, Osmarim, Gengibre, Cúrcuma, Funcho, Bardana, Yacon, Tansagem, Guaco, Espinheira Santa, Sálvia, Artemisia e tantas outras plantas trazidas pelas participantes ganharam espaço na horta. À medida que iam plantando, as mulheres iam trocando informações sobre as propriedades de cada planta.
O curso foi realizado nos dias 19 e 20 de junho, pelo professor Jaime Berres, com material didático gratuito e certificação via SENAR.
A Secretária de Saúde e Assistência Social, Sandra Aquino, faz um agradecimento especial a todos que colaboraram com a ação. “Tivemos momentos riquíssimos, com muita troca de conhecimentos e informações”, comentou.
26.85°C Tuparendi