A primeira sessão do mês de agosto da Câmara de Vereadores de Porto Mauá, realizada dia 8 de agosto, teve a apreciação e votação de 1 Projeto de Lei, 4 Indicações, 1 Pedido de Informações e a posse de duas Vereadoras suplentes. Veja como foi:
Duas Vereadoras suplentes assumiram em agosto
Duas Vereadoras suplentes assumiram pelo período de 30 dias neste mês de agosto na Câmara de Porto Mauá, já tendo participado da primeira sessão do mês, realizada dia
8 de agosto. Neiva Maria Feltraco Pisoni (PP), assumiu no lugar de Valdir Gervásio da Silva e Priscilla Kovaleski (MDB), assumiu no lugar do Vereador Danilo Monegat.
Ver. Junior Taffarel indica repasse ao CTG Balseiros do Rio Uruguai
Através de Indicação apresentada na primeira sessão de agosto, o Vereador e Presidente da Mesa Diretora, Jacir Junior Taffarel (PDT), sugeriu que a Câmara repasse para o Executivo Municipal um recurso na ordem de R$ 15.000,00, a serem destinados ao CTG Balseiros do Rio Uruguai, para investimentos em gastos como vestimentas, transportes e outros.
Junior entende que repasse serviria de incentivo a cultura gaúcha, “comprovada pelos anos de ações em prol do nosso município e evidenciada pelas inúmeras parcerias já realizadas representando nosso município em diversos lugares do nosso estado. E também entendendo que o CTG Balseiros do Rio Uruguai é uma entidade filantrópica, então não visa fins lucrativos, mas tem bastante gastos e esses gastos não são cobrado das crianças, então beneficiando muitas crianças carentes que também podem participar e nada melhor que o poder público auxiliar esses tradicionalistas”, argumentou Junior.
Vereador Arielton sugere repassa para a Academia Bello Centro
Durante a primeira sessão do mês de agosto o Vereador Arielton de Carvalho (PTB), sugeriu que o Executivo Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Desportos, estude a possibilidade de contribuir financeiramente através de repasse para a Academia Bello Centro, que segundo ele está desenvolvendo um ótimo projeto esportivo em nosso Município. “A Academia Bello, a exemplo de Tuparendi, está desenvolvendo um Projeto Esportivo em nosso Município, de ótima qualificação técnica com as nossas crianças, jovens e adolescentes. Para estas crianças muitas vezes a Academia, representa mais do que um esporte ou diversão, fortalece a perspectiva de uma melhor qualidade de vida de um futuro melhor”, justificou o Vereador ao apresentar a proposta que foi aprovada pelo Plenário.
Ver.Fábio Dallabona pede providências com relação a coletora de compostagem do abatedouro
O Vereador Fábio Dallabona (MDB), teve aprovada Indicação em que solicita que o Poder Executivo tome providências em relação ao estado que se encontram as caixas coletoras de compostagem de resíduos sólidos do abatedouro municipal.
O Vereador afirma ter estado no local e constatado a situação que se encontra as caixas coletoras trazendo um sério risco a Saúde Pública, pois estão cheias, escoando os dejetos a céu aberto sem o devido tratamento correto.
Arielton manifesta preocupação com falta de água em comunidade de Porto Mauá
O Plenário aprovou Indicação do Vereador Arielton de Carvalho(PTB), em que este Indica ao Poder Executivo a instalação de uma caixa d’água para uso coletivo, e/ou solucione o problema de falta de água na vila das famílias Merlugo.
O Vereador argumentou que apresentou a proposta a pedido dos moradores daquela localidade, que lhe informaram que a falta de água é quase que diária, além da pouca pressão nas torneiras. “Entende-se que isso se deve por causa do caimento inverso no relevo daquela região e sendo que uma pequena minoria de residências possuem caixa d’água particular”, consta na Indicação de Arielton.
Vereador Fábio solicitou informações sobre programa de apoio a bacia leiteira em Porto Mauá
Foi aprovado na primeira sessão de agosto, Pedido de Informações apresentado pelo Vereador Fábio Dallabona, em que este solicita que o Poder Executiva forneça informações sobre a Lei nº 1614 de 31 de março de 2021 que “ Dispõe sobre o programa de apoio a atividade da bacia leiteira do município de Porto Mauá e dá outras providências”. Fábio quer saber como está a programação e o andamento das obras nas propriedades já beneficiadas.
Ao defender a apresentação da proposta, Fábio relatou que em conversa com munícipes e famílias já beneficiadas os mesmos relataram que a programação inicial, era para ser beneficiados em torno de dez famílias, com a realização dos concretos usinados para instalação de piso para sala de espera, sala de ordenha e estrabaria, após iniciariam os serviços de máquinas e esterqueiras, sendo que está programação foi acordada com o COMDER e lavrado em ata.
“Neste sentido gostaríamos de informações quanto ao andamento do programa em que fase se encontra. E para exercemos a nossa função de legisladores e fiscalizadores, baseado no Capitulo X do Regimento Interno desta Câmara Municipal, art.184,185 e 186 e manter nossos munícipes informados”, justificou.