A direção da Escola Yeté divulgou recentemente dois projetos de iniciativa de professores que atestam que sair do lugar comum, fugir um pouco do currículo proposto, pode não ser tão difícil assim e ainda trazer ótimos resultados. Neste mês de agosto pelo menos três projetos chamaram a atenção.
O primeiro deles foi proposto pela Professora Débora De Conti, da disciplina de matemática, que utilizou jogos do Programa “Aprende Mais”, como uma “estratégia para potencializar o raciocínio necessário para outras atividades”. Os jogos em questão envolvem operações como adição e subtração.
Outra experiência bem humorada e bem sucedida, foi aplicada na disciplina de Língua Inglesa, com orientação da Professora Elisiana Tischler Nedel. Os alunos da 3º ano do A2 do Ensino Médio, produziram várias capas de revistas, como forma de relembrar atividades já vivenciadas na Escola e assim “desenvolver habilidades de produção, edição e criatividade para adquirir vocabulário”, consta em publicação do Yeté.
A mais recente atividade foi desenvolvida pela Professora Marciane Trevisol nas aulas de arte para os alunos no Ensino Médio. A professora incentivou os alunos a produzirem trabalhos como gravuras, para resgatar histórias do folclore brasileiros que eram contados por nossos antepassados, como a “Mula sem cabeça”, “O Boto Cor de Rosa”, “Yars”, “Saci Pererê”, “Lobisomem”, “Boitatá” e outros.
Atividade realizada mas turmas do Ensino Médio, com o objetivo de resgatar um pouco da história do folclore brasileiro, as brincadeiras e lendas contadas pelos nossos pais e avós que enriquecem muito nossa cultura e as vezes, acabam por cair no esquecimento. Nas aulas de Arte, a professora Marciane Trevisol está tentando resgatar essas histórias.
Texto produzido pelo Guia Tuparendi
Projeto desenvolvido pela Professora Marciene Trevisol nas aulas de artes
Projeto desenvolvido pela Professora Elisiana Tischler Nedel da disciplina de Língua Inglesa
Projeto desenvolvido pela Professora Débora de Conti na disciplina de Matemática