Últimas Notícias

18.59°C Tuparendi

Seis ex-prefeitos da região podem estar envolvidos em esquema de corrupção

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
GAECO-site

O site do Jornal Noroeste de Santa Rosa publicou no início da manhã desta quinta, 19, matéria polêmica dando conta do envolvimento de pelo menos 6 Prefeitos em um esquema de corrupção na compra de equipamentos de uma empresa fornecedora de máquinas pesadas.  Inicialmente a pauta do JN citava nominalmente apenas a ex-prefeita de Porto Vera Cruz, ex-candidata a Deputada Estadual e atual assessora do Deputado Federal, Osmar Terra (MDB), sendo pessoa muito conhecida no meio político regional. Segundo o Jornal ela teria recebido R$ 20 mil em propina quando era prefeita em 2011, após a compra de uma máquina. Mais tarde, em nova publicação o Jornal Noroeste trouxe mais informações, desta vez citando nominalmente o nome dos 6 prefeitos que estariam envolvidos no suposto esquema de corrupção. De acordo com matéria publicada pelo site do Noroeste, “os vendedores visitavam as Prefeituras com o catálogo dos equipamentos, oportunidade em que negociavam o pagamento de vantagens indevidas para a sua aquisição; o vendedor, então, reportava-se a um gerente de vendas buscando autorização para a conclusão do negócio. Os editais licitatórios lançados pelos Municípios eram então direcionados à Mantomac, com a especificação técnica dos equipamentos conforme constava no catálogo previamente alcançado pelo vendedor da empresa. Após, ocorria o pagamento da propina ao agente público, valor que figurava nos documentos contábeis da empresa com o código “Frete 3”.

O esquema teria sido confirmado pelos empresários Vitor Modesti, Pedro Marchi e Valdir Moratelli da Mantomac em acordo de colaboração premiada, na Operação Patrola,   deflagrada pelo MP de Santa Catarina, da qual se extraem indicativos da ocorrência de atuação criminosa por parte de ex-prefeitos, de 89 municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Segundo fontes do GAECO, outros dois ex-prefeitos da região da Fronteira Noroeste também devem ser denunciados nos próximos dias, todos com crimes cometidos entre 2010 a 2015.

O Ministério Público do RS deve finalizar os processos e denunciar para a Justiça os políticos citados por corrupção. As denúncias estão sendo representadas pelo promotor Manuel Figueiredo Antunes, que atua no 5º Núcleo Regional do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado-GAECO do Ministério Público do RS.

Prefeitos da região citados na lista da Mantomac, entregue ao MP são Olavo Pawlac (PP) de Tuparendi,  Guerino Pedro Pisoni  de Porto Mauá, Vanice de Matos(MDB) de Porto Vera Cruz,  Valdi Goldschmidt (MDB) de Cândido Godói,  João Graef de Independência, Renato Muller de Nova Candelária, Na macrorregião, ainda está na lista o ex-prefeito de Santo Ângelo, Luiz Valdir Andres (PP).

O Jornal Noroeste que publicou a pauta em primeira mão, informou que dará espaço para os todos os citados se pronunciar assim que tiver acesso as denúncias.

Foto Ilustrativa Gaeco

Informações Jornal Noroeste

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

Últimas Notícias

Veja Também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket