Últimas Notícias

26.16°C Tuparendi

Sistema de secagem e armazenagem de grãos de Tuparendi chama atenção de produtores de outras regiões

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
sistema de secagem

O escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Tuparendi recebeu no final de setembro uma comitiva formada por agricultores e técnicos da região de Erechim e de Santa Catarina interessados em conhecer mais sobre sistemas de secagem e armazenagem de grãos implantados em propriedades do município. O grupo foi recepcionado na propriedade da família de Sinval Fachinello, na localidade de São Marcos.

Agricultores e extensionistas da Emater/RS-Ascar de cinco municípios, entre eles, Barra do Rio Azul, São Valentim, Erebango, Sev

eriano de Almeida e Marcelino Ramos conheceu mais sobre o funcionamento da estrutura que comporta 40 mil sacas, na visita acompanhada por Jhoni Fachinello, filho de Sinval.  Também estiveram presentes um extensionista da Epagri  e um agricultor do município catarinense de Rio do Sul. A vinda deste grupo foi organizada pelo extensionista do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Carlos Angonese.

O objetivo da visita foi apresentar a estrutura existente, conhecer o funcionamento da unidade e a troca de experiências que possam contribuir para a definição de novos projetos com os produtores interessados na implantação de estruturas

Sistema de secagem e armazenagem de grãos de Tuparendi chama atenção de produtores de outras regiõesde secagem e armazenagem, atendendo às necessidades de suas propriedades.

Secagem e armazenagem de grãos

A capacidade estática das est

ruturas existentes em Tuparendi variam de 150 a 40 mil sacas, sendo projetadas de acordo com a necessidade de cada propriedade. Os primeiros projetos de secagem e armazenagem de grãos neste si

stema foram implantados no município em 2004, voltados principalmente ao milho utilizado na propriedade para a alimentação de bovinos, suínos e aves. Além de Tuparendi, na região administrativa de Santa Rosa existem em torno de 120 silos de alvenaria construídos em aproximadamente 85 propriedades de mais de 20 municípios. Apenas em Tuparendi são 55 estruturas em 26 propriedades, sendo já outros projetos em encaminhamento.

O extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Tuparendi Albino Motter explica que o “sistema adequado de secagem e armazenamento de grãos na propriedade tem como base o uso do ar ambiente e é essencial para manter a qualidade dos grãos”. Além da secagem e armazenamento de milho, as estruturas podem ser aproveitadas para outros tipos de grãos, como a soja e o trigo. “A Emater procura incentivar a troca de experiências entre produtores para que estes possam avaliar a viabilidade e o interesse de realizar a secagem e o armazenamento de grãos na propriedade, conquistando assim maior autonomia”, acrescenta Motter. Também é uma oportunidade de evitar perdas, manter a conservação e a qualidade do produto, garantir diferencial nos preços na safra e entressafra, e diminuir a dependência externa.

Os produtores interessados em adotar a tecnologia devem procurar orientações no Escritório da Emater/RS-Ascar de seu município. O sistema é dimensionado de acordo com a necessidade da propriedade, levando em conta a pressão e vazão do ventilador, umidade relativa do ar, umidade do grão, temperatura do ar, temperatura do grão e limpeza do produto.

 

Crédito da foto: Carlos Angonesi

 

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

Últimas Notícias

Veja Também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket