Mais uma vez um grande número de fieis compareceu para a celebração de Corpus Christi em Tuparendi nesta quinta, 9 de junho. A cerimônia teve início às 15 horas, com a celebração de uma Missa no CTG Fronteira da Amizade, presidida pelo padre Gerciso Piazza com a participação do Pároco da Paróquia Nossa senhora Aparecida Padre Aldo Lisboa e do vigário Paroquial Padre Pedro Brentano.
Logo após a Missa uma procissão com o “Corpo de Cristo” percorreu algumas ruas do centro da cidade onde hoje pela manhã integrantes das Pastorais da Paróquia Nossa Senhora Aparecida confeccionaram os tradicionais e coloridos tapetes. Já na Igreja houve a celebração de benção aos fiéis que participaram e mais uma vez a igreja ficou lotada de fiéis demonstrando que a fé continua viva na cidade de Tuparendi.
Sobre o Corpus Christi
Corpus Christi é uma solenidade religiosa cristã que celebra a instituição da eucaristia, um sacramento católico em que os fiéis recebem uma pequena partícula e a consomem, acreditando ser o próprio corpo de Jesus.
O Dia de Corpus Christi é uma data comemorativa móvel, mas sempre celebrada numa quinta-feira. De acordo com a lei, este dia não é considerado feriado nacional, mas um ponto facultativo, o que significa que cabe a cada estado ou município dar os funcionários o dia de descanso. No caso dos feriados, o descanso é obrigatório.
Sua ocorrência anualmente é 60 dias depois do domingo de Páscoa, que é também na primeira quinta após o Domingo da Santíssima Trindade.
Corpus Christi significa “corpo de Cristo” e essa data lembra o ato, registrado na Bíblia, realizado por Jesus na Quinta-Feira Santa, véspera da sua morte, quando ceou com os seus discípulos, e ao partir o pão e partilhar o vinho, disse: “Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei, isto é o meu sangue.”.