Foi realizado na noite desta sexta, 26, a 7ª edição do Filó Italiano, promovido pela ACITURE de Tuparendi. O evento foi um grande sucesso, com aproximadamente 400 pessoas lotando o Salão Paroquial. O Filó remete a um antigo costume dos imigrantes italianos que costumavam se reunir “em filó”, promovendo encontros entre vizinhos e familiares. Nestes encontros cada família levava sua bebida e um prato de comida até a casa onde era realizada a reunião, e tudo era compartilhado entre os presentes. Durante estes encontros havia muita música e diversão. E foi exatamente este o tom do Filó promovido pela ACITURE, atualmente comandado por Leonilda Zimmer, a “Dona Nena”.
A mesa farta chamou a atenção de todos, numa clara demonstração da cultura local, onde havia uma grande diversidade de alimentos, na sua grande maioria produzidos pelas próprias famílias. O público presente ainda pode apreciar diversas apresentações artísticas. Um grupo de bailarinos de Santa Rosa, coordenados pelo Dr. Avozani, médico muito conhecido na comunidade de Tuparendi, se apresentou com duas danças “clássicas” da dança de salão: o bolero e o tango. O menino Daniel Gaviraghi da Rosa interpretou as músicas italiana “Mia Gioconda” e “Bela Ciao”. O grupo típico italiano de Tucunduva, “Tarantela”, apresentou três danças italianas e ainda teve a apresentação do Grupo de Canto Coral de Horizontina, “Tuti Buona Gente”.
“Nós estamos muito felizes com o resultado, com a forma como a comunidade aceitou o nosso convite. Trabalhamos muito desde quarta-feira, para decorar o salão, para fazer o brodo que foi servido, mas graças a Deus tudo valeu a pena, pois tivemos um público maravilhoso”, declarou a Professora Ilvete Giordani Birk, a “Preta”, que faz parte da ACITURE.
Além da comunidade local o Filó recebeu um ótimo público regional, com pessoas vindo de municípios vizinhos como Três de Maio, Tucunduva e Horizontina, além da participação de várias comunidades do interior do município. Também estiveram presentes o Prefeito Leonel Petry, Secretários de Governo, vários Vereadores e o Sr. Carlos, coordenador de Turismo do Sebrae, que também prestigiou o evento.
O grande público que compareceu ao Filó Italiano comprova o seu crescimento ao longo dos anos, sendo que o Filó da ACITURE vem se constituindo em um dos principais eventos socioculturais do município de Tuparendi. A Presidente Dona Nena, faz questão de agradecer a todos que compareceram e também aos membros da entidade e demais pessoas pela dedicação na realização do VII Filó Italiano de Tuparendi.