O projeto de criação de Bombeiros Voluntários em Tuparendi, no Noroeste gaúcho, que visa fortalecer a segurança e a resposta a emergências em pequenas cidades, está avançando e ganhando cada vez mais apoio. Recentemente, o Sargento Rogerio Maciel e o advogado Fernando Cancian apresentaram detalhes sobre a proposta e seus objetivos.
O projeto tem como foco a formação de uma corporação de bombeiros voluntários, composta por cidadãos treinados para atuar em uma variedade de situações de emergência, como incêndios florestais, urbanos e industriais, resgates de vítimas de acidentes de trânsito, desastres naturais e outros tipos de salvamentos. A ideia é oferecer uma resposta rápida e eficiente à população, de forma totalmente voluntária, com o compromisso dos envolvidos em garantir a segurança da comunidade.
“Estamos em estágio avançado de construção com a proposta de auxiliar pequenos municípios nessa lacuna difícil de ser preenchida, especialmente tendo em vista a alta demanda das corporações de bombeiros em grandes centros urbanos, como Santa Rosa, por exemplo”, declarou o Sargento Rogero. A iniciativa visa aliviar a sobrecarga de grandes cidades e oferecer suporte imediato em localidades menores, onde os serviços de emergência muitas vezes são limitados.
Para que o projeto tenha sucesso, será necessária uma infraestrutura adequada, incluindo espaço físico, veículos e treinamentos especializados. Os voluntários serão capacitados por meio de cursos e treinamentos em cidades referência no Sul do Brasil, como São Sebastião do Caí e Nova Petrópolis, que possuem uma sólida tradição em bombeiros voluntários.
“Estamos buscando recursos e parcerias para garantir que os voluntários recebam a melhor formação possível. Com o apoio de outras cidades e entidades, já conseguimos alguns avanços, especialmente na parte estrutural do projeto, como a aquisição de veículos”, afirmou Fernando Cancian.
A localização estratégica de Tuparendi será um ponto crucial para o atendimento às ocorrências em cidades vizinhas, como Porto Mauá, Tucunduva e Novo Machado. Com essa proximidade, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Tuparendi terá condições de responder rapidamente a situações de emergência, como acidentes de trânsito, incêndios e choques elétricos.
Para detalhar ainda mais os objetivos do projeto e esclarecer dúvidas da comunidade, um evento foi agendado para a próxima quinta-feira, dia 23, às 19h, no Clube União, em Tuparendi. A reunião contará com a presença de prefeitos, vereadores, secretários municipais e representantes de importantes entidades locais, além da população em geral, que está convidada a participar e conhecer mais sobre a proposta. Este será um momento importante para fortalecer o engajamento da população e garantir o apoio necessário para que o projeto se torne realidade e beneficie toda a região. Os interessados em participar devem confirmar presença com Fernando Cancian, pelo telefone (55) 99999-6857.
Texto extraído na íntegra do Jornal Noroeste