A Vereadora Claudete Fabricio, faz parte da ACITURE – Associação Cultural Italiana de Tuparendi. Na recente sessão da Câmara, realizada na segunda, 19, Claudete apresentou Indicação sugerindo a doação de um terreno anexo ao Parque de Eventos Heinrich Fankhauser, para construção do que seria a “casa italiana” e sede da ACITURE. Em sua indicação a Vereadora citou um Decreto assinado pelo Prefeito em maio deste ano, que declara como utilidade pública “fração de terras lindeira ao Parque de Eventos, para fins de ampliação da área do parque”. Claudete anexou um histórico da ACITURE e argumentou que a casa italiana seria importante para mostrar sua cultura seus costumes, assim como para a realização de seus encontros e eventos. “A cultura italiana é o resgate das tradições de nossos antepassados italianos, sendo passada naturalmente de geração em geração, por meio da gastronomia, da música, da dança e de outros saberes”, concluiu a Vereadora.
Saiba mais sobre a ACITURE
A ASSOCIAÇÃO CULTURAL ITALIANA – ACITURE E REGIÃO foi fundada em 24 de abril de 2000 em Tuparendi, constituída nos termos da legalidade vigente é uma associação civil que se rege por estatuto por tempo indeterminado e sem fins lucrativos.
O primeiro presidente da Associação ACITRE foi o Sr. Lirio Sichinel e era composta de 49 pessoas descendentes de italianos que tinham como objetivo resgatar a língua e costumes de seus antepassados.
A Associação tem por objetivos:
-O estudo e cultivo da língua e da cultura italiana:
-O congraçamento da coletividade ítalo-brasileira;
-O intercâmbio cultural entre Itália e o Brasil;
-A Realização das atividades culturais, sociais e recreativas;
-A integração social com todas as regiões da Itália, sem interferência de separatismo interno ou externo.
Atualmente a ACITURE é composta de 36 associados, atuantes e participativos. Com 22 anos de atividades junto a comunidade tuparendiense, participando e representando a cultura italiana.
A associação não possui sede própria e realiza seus encontros nas casas dos associados, mas partir de 2018 a atual administração municipal disponibilizou uma sala junto ao Departamento de Assistência Social para realização de encontros e ensaios de cantos.