O Plenário da Câmara de Vereadores de Tuparendi, aprovou na sessão da última segunda, 3, Indicação da Vereadora Daiane Tibulo (PDT), sugerindo que a Administração Municipal estude a possibilidade de implementar no município, uma campanha visando a destinação de parte do Imposto de Renda a entidades beneficentes de Tuparendi. A Vereadora chegou inclusiva a sugerir que a campanha se chame “Eu Sou Cidadão Solidário”
“Eu sou procurada constantemente, por cidadãos de nosso municípios, que são declarantes de imposto de renda, e que gostariam de ter uma orientação na prática, de que forma proceder”, explica Daiane. A Vereadora sugere algumas formas de realizar a referida campanha, podendo ser através de um folder explicativo, campanha nas redes sociais, ou até mesmo, através de um contato telefônico, em que as dúvidas das pessoas, pudessem ser sanadas, considerando que os contribuintes têm até o dia 31 de maio para fazer as suas declarações de imposto de renda, e destinar parte do montante do imposto de renda a ser pago, a entidades beneficentes.
Por lei, é permitido doar até 3% do imposto devido para fundos de apoio aos Conselhos do Idoso, e mais 3% para fundos ligados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Oportuno informar, que cabe a nós, enquanto agentes políticos, incentivar a doação do IR para estes órgãos, considerando que a doação é importante, para que o recurso fique em nosso município, além de possibilitar a manutenção dos projetos sociais voltados às crianças, adolescentes, e idosos do município de Tuparendi”, argumenta Daiane. Ela ainda salienta que em Santa Rosa, foram doados R$ 495,2 mil ao Fundo da Criança e do Adolescente e R$ 412,8 mil, ao Fundo Municipal do Idoso. “São números significativos, que se iniciarmos uma campanha intensa em nosso município, também poderíamos obter valores consideráveis, que fariam a diferença, para as entidades que tanto necessitam de recursos para a continuidade de seus projetos”, conclui Daiane.