Estevão Ozinkoski, nascido em 20/07/1939, residente no Reservado do Mauá, interior de Porto Mauá, possui uma saúde de ferro, pois com 85 anos de idade ainda lavra a sua roça com arado e junta de bois, provavelmente o último que faz esse tipo de serviço com essa idade, atividade esta quase em extinção.
A rotina diária em sua propriedade rural de 40 hectares de terra começa cedo, acorda por volta das 5 horas da manhã, toma chimarrão e depois o café, e então sai para os afazeres diários. Ao anoitecer toma chimarrão novamente, janta e vai dormir cedo.
Para o banho diário usa sempre uma mangueira com água natural, água essa que vem direto do poço, independente da estação do ano, inclusive no inverno, ou seja, banho sempre com água fria, agua gelada no inverno e verão.
Na sua rotina diária na propriedade rural faz de tudo. Seu Estevão cria sempre em torno de 45 suínos para o consumo próprio e venda, prepara parte da roça com a junta de bois e também com o trator, capina com enxada, planta e colhe: soja, milho, trigo, batata-doce, mandioca, feijão, arroz, entre outros itens, além de cuidar da horta e do pomar de frutas.
Antigamente era comum preparar as roças com arado e juntas de boi, mulas ou cavalos, atualmente é rara essa atividade, mas preparar com 85 anos de idade é mais raro ainda, talvez nem exista outra pessoa que faça esse tipo de serviço. Seu Estevo explica que só é possível para ele porque possui força de vontade e uma saúde de ferro, sendo que essa saúde vem das atividades físicas que realiza diariamente e o consumo de diversos chás naturais diários. Ele afirma que é movido por chás, sendo que a cada dia usa um tipo, preparado e armazenado numa garrafa, que vai consumindo durante o dia, inclusive no chimarrão.
Anualmente faz exames de saúde para ver como está a sua saúde, sendo que sempre surpreende os médicos com o resultado dos exames, mesmo com a idade avançada, ou seja, nunca apresenta nenhum tipo de problema.
Ele conta que em certa ocasião apareceu num exame câncer de próstata, mas um amigo lhe deu uma muda de um chá e lhe ensinou como preparar, em poucos dias estava curado, sendo que já repassou esse chá para diversas pessoas e todas elas também se curaram, sem necessidade de intervenção cirúrgica.
O senhor Estevo cultiva chás para cada tipo de problema de saúde, por isso é conhecido como “o homem dos chás” e também como “o homem com saúde de ferro”.
Texto: Vilson Winkler
Foto: Danilo Ozimkoski