Últimas Notícias

16°C Tuparendi

Agentes de endemias prestam importante serviço no combate a Dengue em Tuparendi

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
3

Com foco na prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, o município de Tuparendi busca reforçar as medidas necessárias através das agentes de endemias Leonice, Ivanete, Nadir e Ligiane, que estão realizando um intenso trabalho de conscientização da população quanto aos cuidados necessários para impedir a proliferação do mosquito. A ação que é realizada em parceria com a Secretaria de Saúde, contou com uma entrevista no Rádio, panfletagem nas ruas e conversa com alunos em sala de aula. Na escola Yeté, os alunos auxiliaram na busca por possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti na trilha do Mato do Busque, onde puderam observar a importância de se estar atento a todos os ambientes e repassar a conscientização aos familiares.

Durante a averiguação da área observou-se lixos, resíduos, pneus, lonas, entre outros com água parada, alguns com larvas de mosquito. Por isso é solicitado  a colaboração da população para que todos sejam rigorosos nas ações preventivas, buscando  evitar  que a dengue  se torne um problema grave em Tuparendi.

Ainda na Escola Yeté, os alunos realizaram uma redação onde puderam relatar o que aprenderam com as experiências práticas e teóricas. Destacaram-se os textos das alunas: Danieli Venturini (2ª2), Juliana Rizzi (2ª2), Raissa Marafiga (2ª2), Sara Leticia Vissoto (8ª), Natalia Isabel Vieira 7ªB2 e Rita Patias (8ªB1).

A melhor forma de prevenção é não deixar água parada, evitando deixar recipientes, lixo e demais materiais como citados em locais sem cobertura, colocar areia nos pratinhos de plantas, tratar piscinas com cloro, esfregar os potes de água de animais com água e sabão uma vez por semana. Os sintomas da dengue são: febre, dor no corpo, articulação (juntas) e de cabeça (principalmente atrás dos olhos). Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas.

 

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

Últimas Notícias

Veja Também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket