A Região Noroeste vive uma preocupante infestação de dengue, como de resto quase todo o Brasil. Santa Rosa já contabiliza 66 casos de pessoas contaminadas com a doença e a pequena cidade de Tenente Portela é a cidade com a maior incidência da doença no Estado, com mais de 500 casos confirmados.
Em Tuparendi há uma grande preocupação por parte da Secretaria da Saúde com a grande quantidade de “aedes aegiptys”, o mosquito transmissor da doença. A enfermeira Márcia Weschenfelder, responsável pela Vigilância Epidemiológica no município, informa que o número de mosquitos detectados pela equipe impressiona. De acordo com o LIRA= Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes Aegypti, de 25 amostras coletadas em Tuparendi 23 deram positivo para o mosquito transmissor. Atualmente em Tuparendi não há nenhuma pessoas infectada, o último caso registrado aconteceu em dezembro do ano passado, ainda assim a situação preocupa. “Todo dia recebemos visitas de pessoas de fora e uma pessoa que for picada pelo mosquito pode infectar várias outras, como acontece em várias cidades”, comenta enfermeira. Ela explica que a Secretária de Saúde está preparando uma grande campanha de conscientização da comunidade visando a adoção de medidas preventivas contra proliferação ainda maior do mosquito.
“Nós vamos fazer uma campanha de informação na comunidade, elencando algumas medidas básicas que todos devem adotar. Além disso a orientação é para que as pessoas façam uso de repelente, que é uma medida simples mas que pode evitar a contaminação”, aconselha Márcia. As pessoas que tiverem qualquer sintoma da doença devem procurar imediatamente uma unidade de saúde ou fazer o teste em algum laboratório da rede privada. O município está buscando uma forma de adquirir os testes para a rede pública.
Você também pode obter informações ou denunciar possíveis casos de criadouro de larvas do mosquito através do telefone 3543.0514.
Identifique os principais sintomas mais comuns da dengue
- Febre alta > 38.5ºC.
- Dores musculares intensas.
- Dor ao movimentar os olhos.
- Mal estar.
- Falta de apetite.
- Dor de cabeça.
- Manchas vermelhas no corpo.
Como prevenir o surgimento de focos do mosquito aedes aegipty
1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 – Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo.
5 – Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje e calhas entupidas.
6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
7 – Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
8 – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
9 – Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
10 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência
11- Piscinas e fontes decorativas devem ser sempre limpas e cloradas.
12- Sempre que possível evite o cultivo de plantas como bromélias ou outras que acumulem água em suas partes externas.