Agosto, no sul do Brasil não será tão frio quanto junho e tampouco tão quente como foi julho com mais noites frias que no mês que se encerra, mas, como é comum, mais tardes quentes do que ocorre em junho. A tendência, de acordo com a análise pela Metsul de múltiplos indicadores climáticos e de modelos de clima, é que, com base em vários índices de teleconexão haja um aumento na frequência de ingresso de massas de ar frio no Sul, o que não necessariamente fará agosto um mês frio.
No caso do Rio Grande do Sul, agosto deve ter temperatura mais próxima da média, mas com possibilidade de desvios negativos no Sul e positivos de temperatura mais ao Norte do estado.
No noroeste do estado, a primeira semana de agosto deve apresentar temperaturas mais baixas em relação a semanas anteriores. No exemplo de Tuparendi, o clima deve manter-se ensolarado e com a temperatura girando em torno dos 12ºC aos 22ºC na primeira metade da semana. Ao aproximar-se do final de semana, a temperatura e sensação térmica devem cair ainda mais. Na sexta-feira a previsão é de fazer frio de até 7ºC.
Fonte: Metsul / Climatempo