Em Tuparendi todo o trecho da Avenida Tucunduva entre a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Praça Aquiles Turra, Prefeitura e Banco do Brasil, está repleto de máquinas e produtores rurais de 22 municípios da região, que estão na cidade para protestar e reivindicar medidas que beneficiem a categoria neste momento de severa estiagem na região.
O ato foi uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tuparendi, com apoio da Associação Regional dos Trabalhadores Rurais e da FETAG.
Na pauta das reivindicações estão a prorrogação automática das operações de crédito rural vinculadas ao Pronaf e Pronamp, por 120 dias, liberação de recursos de linha especial do BNDES a agricultores não atendidos em 2024 e anistia das parcelas do Programa Troca-Troca de milho e Programa forrageiras. Segundo o movimento, há a preocupação com a grave crise que atinge o meio rural, com o endividamento crescente dos agricultores, redução da produção de alimentos e diminuição da atividade econômica nos municípios.