A SAÚDE ESTÁ DOENTE
Quando não nos sentimos bem, ou algo afeta nossa saúde, buscamos atendimento de saúde. Mas onde se dirigir? Por isso queremos esclarecer, que de acordo com o Ministério da Saúde, pronto atendimento são unidades do ESF (Postos de Saúde), não necessariamente vinculadas a hospitais, destinadas a atender casos agudos, porém com menor gravidade. O pronto atendimento geralmente funciona dentro de um horário de serviço pré-determinado. Já o pronto-socorro (urgência e emergência), presta assistência a doentes, com risco de vida, cujos agravos à saúde necessitam de atendimento imediato e, por isso, funciona durante as 24 horas do dia. No Centro de Assistência Médico Social, como nos demais hospitais onde funciona o Plantão 24 horas, de urgência e emergência, é para atender pessoas que correm risco de vida, ou seja, acidentados, fraturas, derrames, suspeita de infartos, apendicites, pneumonias, entre outras com risco de vida.
O acesso para consultas via SUS, é pelas unidades básicas de saúde, ou seja, os usuários precisam se dirigir aos Postos de Saude – ESF de sua abrangência para consultar, fazer exames.
O Pronto atendimento 24 horas não atende consultas e também não confere exames. O profissional médico que atende no Plantão médico, também tem sob sua responsabilidade o cuidado dos pacientes internados. O papel do Pronto Atendimento Médico, quando do atendimento de casos sem risco de morte, é analisar os sinais vitais e encaminhar a pessoa para se dirigir ao seu ESF, o qual tem a responsabilidade de investigar a doença, através de avaliação específica. Essa responsabilidade é dos profissionais médicos dos ESF, mas só faça com responsabilidade, quando realmente for necessário. Os casos que não são de urgência, trazem aperto aos profissionais dos plantões de urgência e emergência, causando na maioria das vezes, superlotação, com uma demanda além da capacidade da equipe de atendimento, gerando inclusive descontentamento para quem aguarda este tipo de atendimento.
Diante destas colocações, pedimos que cada usuário faça o uso consciente deste atendimento, para haver um melhor atendimento, sem sobrecarga, diminuindo assim o tempo de espera e em especial uma melhor qualidade nos serviços.
Por isso, pedimos que os usuários façam o uso correto do Pronto Socorro, para assim melhorar os serviços prestados pelo Centro de Assistência Médico Social – CAMS a todos que dele necessitarem.