A Direção do CAMS / Hospital de Tuparendi, enviou ao Guia Tuparendi um texto falando sobre “empatia”. A intenção é de agradecer às pessoas e entidades que promoveram doações ao Hospital, que passa por dificuldades devido a defasagem e atraso nos repasses. Em 2023 foram várias as doações recebidas pelo Hospital, entre elas uma ação conjunta do Sicredi e Cotrirosa de Porto Mauá, do casal Laudir e Leocádia Kismann, que promoveram uma festa de “Bodas de Ouro” e cujos presentes foram alimentos doados ao Hospital, de uma palestras promovido em Campo Alegre cujo ingresso também eram alimentos ( veja no texto abaixo), da campanha “Troco Solidário”, promovida pela Coopermil, Brphonia e vários outros pessoas e entidades que doaram anonimamente ao Hospital. “Este tipo de doação é muito importante para o Hospital e nós queremos incentivar que mais pessoas tenham atitudes como estas. O hospital está aqui para servir a comunidade e precisa de todo apoio para que possamos continuar servindo a todos”, declarou a Administradora Tânia Liedtke.
Empatia e Solidariedade
Vem se falado muito em empatia nos últimos anos, mas você sabe o que esse termo significa? Sabe como uma pessoa empática se porta e como se tornar uma? Apesar de aparentar estar relacionada totalmente com o outro, a empatia também nos ajuda a regular as nossas próprias emoções. Dessa forma, conseguimos administrar como nos sentimos diante de situações estressantes e momentos de adversidade.
Além disso, a empatia passou a ser uma habilidade socioemocional admirada tanto no mercado de trabalho quanto nas relações sociais, afirmam psicólogos. Lidar com uma diversidade de personalidades no dia a dia se torna muito mais fácil quando tentamos ver o mundo através dos olhos de outras pessoas.
Empatia é a capacidade de perceber e interpretar as emoções de terceiros ao se imaginar no lugar deles. A preocupação da pessoa empática com o bem-estar e a felicidade alheia é notória. Por isso, ela é normalmente procurada quando indivíduos, próximos ou não, precisam desabafar e expressar sentimentos. Entre muitos atributos de pessoas com empatia desenvolvida estão o de ouvir os outros atentamente; ser capaz de identificar quando os outros estão chateados ou desconfortáveis; auxiliar as pessoas de acordo com suas possibilidade, entre outros. Porém, pessoas empáticas, também são as mais solidárias, pois é muito melhor ajudar do que precisar de ajuda. Diante destas palavras queremos agradecer as pessoas que auxiliaram o CAMS no ano de 2022. Muitas ações foram realizadas, entre elas as doações de alimentos para o nosso hospital. No ultimo dia 29 de dezembro de 2022, pessoas voluntárias da Comunidade de Campo Alegre, do Município de Porto Mauá, promoveram uma palestra – “DO MEDO À CORAGEM”, ministrada pela Bióloga Nilvane Ghellar, onde o ingresso era um kg de alimento, sendo que estes foram doados ao Hospital. Agradecemos muito estas iniciativas, pois ser solidário é uma virtude muito digna do ser humano, e ser empático, se colocar no lugar de quem precisa, ouvir a auxiliar as pessoas, as entidades é muito valioso. Queremos que mais pessoas se tornem solidárias, quando mais empatia e solidariedade houver no coração do Ser Humano, com certeza viveremos melhor em sociedade. GRATIDÃO A TODOS QUE COLABORARAM, O CAMS agradece imensamente!!