Últimas Notícias

23.85°C Tuparendi

Emater apresenta resultados do Plano Socioassistencial em Porto Mauá

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
emater

Desenvolvido ao longo de 2021 e, com continuidade planejada para 2022, o Plano Socioassistencial realizado pela Emater/RS-Ascar em Porto Mauá, contemplou a 50 mulheres de dez comunidades rurais do município. O relatório das atividades desenvolvidas no último ano, foi apresentado à diretora de Assistência Social, Silvana Pagel, na última quarta-feira (23/02), pela extensionista rural Leni Froelich, acompanhada da extensionista do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto, em reunião realizada na Assistência Social de Porto Mauá. Mais de 2,7 mil famílias são beneficiadas a cada ano por ações socioassistenciais continuadas, planejadas e gratuitas desenvolvidas em toda a região de Santa Rosa, com envolvimento da Emater/RS-Ascar.

Por meio da execução do plano, realizado com o apoio da Administração Municipal, promove-se um contexto de organização comunitária e social, com a integração destas mulheres organizadas em grupos. Também são realizadas visitas técnicas de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) em suas propriedades, de acordo com as demandas de cada família. A proposta contempla orientações de saúde física e mental, por meio da alimentação, produção de alimentos em hortas e pomares, trabalho com jardinagem e embelezamento de arredores e diversas práticas integrativas, além de estimular e orientar o protagonismo feminino na gestão de propriedades.

Entre as ações previstas para este ano, estão o incentivo à melhoria de hortas e pomares, ao aproveitamento integral dos alimentos e ao uso consorciado de plantas bioativas, promoção do acesso a políticas públicas e estímulo ao empoderamento feminino. Entre os principais impactos esperados, está a melhoria significativa na quantidade, diversidade e qualidade dos alimentos produzidos e consumidos nas unidades de produção familiar, ganho de autoestima, aproveitamento dos recursos disponíveis nas propriedades, reconhecimento da importância da agricultura familiar e criação de condições para a sucessão familiar rural.

Na região administrativa de Santa Rosa, a Emater/RS-Ascar é responsável por executar projetos socioassistenciais em 45 municípios, levando-se em conta as necessidades do público local. Para a execução, os planos são apresentados aos Conselhos de Assistência Social do município, que analisam a documentação e as ações que serão desenvolvidas. Após essa análise criteriosa, emitem o comprovante de inscrição no Conselho Municipal, que é a autorização para seu desenvolvimento.

O objetivo central é promover ações de assessoramento às famílias rurais em situação de vulnerabilidade socioeconômica, visando o desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis e contribuindo para o protagonismo e autonomia das pessoas. Essa proposta está vinculada com um dos focos da Emater/RS-Ascar de promover o acesso às políticas públicas e direitos sociais e sociassistenciais, também previsto no Plano de Trabalho firmado com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), à qual é vinculada.

Emater apresenta resultados do Plano Socioassistencial em Porto Mauá

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

Últimas Notícias

Veja Também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket