Desenvolvido ao longo de 2021 e, com continuidade planejada para 2022, o Plano Socioassistencial realizado pela Emater/RS-Ascar em Porto Mauá, contemplou a 50 mulheres de dez comunidades rurais do município. O relatório das atividades desenvolvidas no último ano, foi apresentado à diretora de Assistência Social, Silvana Pagel, na última quarta-feira (23/02), pela extensionista rural Leni Froelich, acompanhada da extensionista do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto, em reunião realizada na Assistência Social de Porto Mauá. Mais de 2,7 mil famílias são beneficiadas a cada ano por ações socioassistenciais continuadas, planejadas e gratuitas desenvolvidas em toda a região de Santa Rosa, com envolvimento da Emater/RS-Ascar.
Por meio da execução do plano, realizado com o apoio da Administração Municipal, promove-se um contexto de organização comunitária e social, com a integração destas mulheres organizadas em grupos. Também são realizadas visitas técnicas de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) em suas propriedades, de acordo com as demandas de cada família. A proposta contempla orientações de saúde física e mental, por meio da alimentação, produção de alimentos em hortas e pomares, trabalho com jardinagem e embelezamento de arredores e diversas práticas integrativas, além de estimular e orientar o protagonismo feminino na gestão de propriedades.
Entre as ações previstas para este ano, estão o incentivo à melhoria de hortas e pomares, ao aproveitamento integral dos alimentos e ao uso consorciado de plantas bioativas, promoção do acesso a políticas públicas e estímulo ao empoderamento feminino. Entre os principais impactos esperados, está a melhoria significativa na quantidade, diversidade e qualidade dos alimentos produzidos e consumidos nas unidades de produção familiar, ganho de autoestima, aproveitamento dos recursos disponíveis nas propriedades, reconhecimento da importância da agricultura familiar e criação de condições para a sucessão familiar rural.
Na região administrativa de Santa Rosa, a Emater/RS-Ascar é responsável por executar projetos socioassistenciais em 45 municípios, levando-se em conta as necessidades do público local. Para a execução, os planos são apresentados aos Conselhos de Assistência Social do município, que analisam a documentação e as ações que serão desenvolvidas. Após essa análise criteriosa, emitem o comprovante de inscrição no Conselho Municipal, que é a autorização para seu desenvolvimento.
O objetivo central é promover ações de assessoramento às famílias rurais em situação de vulnerabilidade socioeconômica, visando o desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis e contribuindo para o protagonismo e autonomia das pessoas. Essa proposta está vinculada com um dos focos da Emater/RS-Ascar de promover o acesso às políticas públicas e direitos sociais e sociassistenciais, também previsto no Plano de Trabalho firmado com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), à qual é vinculada.