O Policial aposentado da Polícia Federal e proprietário da Escola Náutica Mauá, Valdemar Alves de Carvalho recebeu na semana passada o título de “Amigo da Marinha”, honraria concedida pela Marinha do Brasil a pessoas que de alguma maneira colaboram com a corporação através da sua atividade.
Valdemar é natural do município de Tucunduva, radicado há muitos anos na cidade de Tuparendi, onde é reconhecido pela sua atividade empresarial, comunitária e religiosa.
Ainda jovem, no ano de 1981, ingressou na Polícia Federal, e por 26 anos exerceu função na Delegacia da PF em Porto Mauá, até se aposentar em 2007. No final de 2012 Valdemar fundou a Escola Náutica Mauá, com sede em Tuparendi. Ele explica que neste ano houve uma mudança na legislação náutica, sendo necessário que pessoas interessadas em se habilitar a conduzir embarcações náuticas como barcos e jets sky, passassem por um processo semelhante ao o que ocorre com automóveis, com aulas teóricas e práticas. “Eu já preparava o pessoal para se habilitar com Arraes Amador, e quando houve a mudança na legislação nós então abrimos a Escola Náutica”, explica Valdemar.
Atualmente a Escola Náutica atende 55 municípios da circunscrição de Uruguaiana. A empresa possui completa estrutura para aulas teóricas e práticas, com lancha e moto aquática. A gestão da Escola, bem como os instrutores são da família. Trabalham com Valdemar, além dele próprio como instrutor, o filho, a filha e o genro, além de um oficial da Marinha que também auxilia como instrutor.
A homenagem que a Marinha prestou a Valdemar Carvalho, é um reconhecimento pela sua atuação com a Escola. “Amigo é uma via de mão dupla, amigo tem ida e volta, a Marinha me ajudou muito no começo e eu sempre procurei retribuir este apoio sendo um colaborador da Marinha, gerando então este mérito, esta homenagem que muito orgulha a mim e a minha família”. A excelência no trabalho executado pela Escola Náutica Mauá também foi fator que pesou para o reconhecimento, personalizado na pessoa de Valdemar.
O título foi entregue por um oficial da Marinha na cidade de Porto Xavier. Além de Valdemar receberam o prêmio um Coronel do Exército e dois empresários.