No dia 17 de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Prematuridade. Assim como fez em outras datas como setembro amarelo e outubro rosa, o CAMS / Hospital de Tuparendi aproveitou das redes sociais para abordar e dar dicas sobre o assunto.
Conforme postagens na página do hospital no facebook, o Brasil é o 10º país com o maior nascimento de bebês prematuros, ou seja, bebês que nasceram antes dos seus 9 meses naturais dentro do útero materno.
O CAMS também informa como devem ser tratados os recém nascidos prematuros e possíveis causas para que a prematuridade aconteça, tais como:
- Ausência do pré-natal;
- Cesariana sem indicação médica;
- Consumo de cigarro, álcool e demais drogas;
- Pressão alta e estresse;
- Gestação de gêmeos ou múltiplos;
- Problemas de colo do útero, uterinos ou placentários;
- Diabetes;
- Obesidade ou baixo peso;
- Gravidez abaixo dos 17 ou acima dos 35 anos, dentre muitos outros.
O hospital aponta alguns sinais que podem aparecer para um possível parto prematuro, como dores na região da pélvis; dores na região lombar ou pressão nas costas; dores próximas da virilha ou coxas; náuseas, vômito ou tontura; aumento da secreção vaginal.
A campanha do hospital ainda traz outras informações relativas aos cuidados que se deve ter com prematuros recém nascidos e também tenta conscientizar as pessoas para a importância de se repassar esse tipo de informações adiante, no intuito de estabelecer melhores estratégias de prevenção para o município.