A cuca é uma iguaria tão identificada com Tuparendi, que já ganhou até uma um evento próprio o “Festival das Cucas”, cuja ultima edição foi realizada no ano passado. Este ano o município recebeu o convite para indicar um prato típico para fazer parte de um livro de receitas que está sendo produzido pelo Chef de Cozinha, Jorginho Lorenzon, com receitas de vários municípios do Rio Grande. Lógico que a receita de Tuparendi seria uma cuca. Mas são tantos sabores e tantas padarias, clubes e entidades que produzem este alimento, que foi decidido fazer um concurso, para então apontar qual a melhor cuca de Tuparendi.
O concurso foi realizado no último sábado, 10, fazendo parte das festividades dos 63 anos do município. Oito entidade e um Clube de Mães participaram do concurso. Foram escolhidos três juradas, todas residente fora do município de Tuparendi. A tarefa de escolher a melhor cuca, coube e Vera Volkmer, Marileia Gerlof Mattiazzi e Larissa Boer. Elas receberam uma ficha onde deveriam avaliar a massa, o recheio, o equilíbrio entre massa e recheio, o aroma, a aparência, o sabor, a criatividade e a apresentação das cucas. Cada entidade poderia apresentar uma cuca com dois diferentes sabores.
Ao provarem e analisarem as cucas, as juradas provavam “as cegas”, ou seja, as cucas eram identificadas apenas por um número, sem que os jurados soubessem da sua origem. Ao final a vencedora foi uma cuca recheada de requeijão e abacaxi, produzida pela senhoras da Igreja Batista Pioneira de Tuparendi. A receita fará parte do livro do chefe Jorginho Lorenzon.
Veja abaixo a receita da cuca vencedora e que fará parte do livro:
RECEITA DA CUCA
5 KG de farinha
6 xícaras de açúcar
16 ovos
2 xícaras de manteiga
Leite (para dar o ponto. Entre 2,5l a 3l)
5 colheres (de café) de sal
Temperos a gosto
Noz moscada
Baunilha
Canela
Meia barra de fermento
RECHEIO: Creme de frutas, côco ou requeijão.
FAROFA: Açúcar refinado, manteiga, gema de ovos, baunilha, raspas de laranja e farinha.
MODO DE PREPARO DA MASSA: Misturar todos os ingredientes, deixar crescer e depois colocar nas formas com o recheio
Texto produzido por Jairo Souza / Guia Tuparendi – Vedada a reprodução parcial o total deste texto, por sites ou páginas de noticias.