A indústria brasileira de desenvolvimento de games já soma mais de mil estúdios de desenvolvimento de jogos no país, um salto de 169% nos últimos anos, quando o Brasil abrigava 375 empresas desse tipo. Os dados fazem parte da 1ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games, realizada pela Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil).
Já um levantamento do Brazil Games, da ApexBrazil e Abragames, revela que o mercado de jogos eletrônicos no Brasil movimentou US$ 2,3 bilhões em 2021 e a exportação de games chegou a US$ 53 milhões no ano. Entre as maiores receitas, destacam-se: jogos de entretenimento (76%), jogos educacionais (12%), advergames (6%), treinamento corporativo (4%) e simuladores com uso de hardware específico (1%).
Dispositivos mobile (38%) são a principal plataforma tecnológica utilizada, seguida dos PCs (20%), consoles (17%), web (13%), realidade virtual/realidade aumentada (9%) e redes sociais (0,4%). Segundo a pesquisa, 57% das desenvolvedoras venderam seus serviços e jogos a empresas de outros países em 2021. Estados Unidos (55%) e América Latina (53%) são os principais mercados consumidores das produções brasileiras.
Fonte: Blog do Almir Freitas/Rádio Guaíba
Foto: FreePik